top of page

Bullmastiff

APARÊNCIA GERAL: Poderoso, simétrico exibindo muita força, sem ser pesado; sadio e ativo.
 

Personalidade: Ativo, confiável e firme.
 

Nível de energia: Muito Ativo. Este cão é ativo e enérgico, e precisa de exercícios diários. 
 

Bom com crianças: Sim.

 

Bom com outros cães: Com supervisão.

 

Grooming: Sazonal.

 

Expectativa de vida: 8-10 anos.

Nível de latido: Late quando necessário.

  • RESUMO HISTÓRICO 

O Bullmastiff evoluiu a partir do Antigo Mastiff Inglês e do Bulldog. Primeiramente usado como cão de guarda e, nos tempos antigos, ajudava na apreensão de caçadores ilegais. O Bullmastiff é inteligente e observador; ele é totalmente confiável, tanto física quanto mentalmente, podendo avaliar rapidamente uma situação. Sua bravura, coragem e defesa contra invasores é lendária.
 

País de Origem: Grã-Bretanha.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Poderoso, firme, ativo e confiável. Entusiasmado, alerta e fiel.
 

CABEÇA:

  • REGIÃO CRANIANA 
     

Crânio: Largo e quadrado, visto de qualquer ângulo. Algumas rugas, quando em atenção, mas não quando em repouso. Largo e profundo.

 

Stop: Pronunciado.

  • REGIÃO FACIAL

Trufa: Narinas bem abertas. Trufa larga com narinas amplamente abertas; plana, nem pontuda, nem projetada para cima, quando vista de perfil.

 

Focinho: Curto; a distância da ponta da trufa ao stop é de aproximadamente um terço da distância da ponta da trufa ao centro do occipital; largo sob os olhos, sustentando aproximadamente a mesma largura até a base do focinho. Truncado e terminando quadrado, formando ângulo reto com a linha superior do focinho e ao mesmo tempo proporcional ao crânio.

 

Lábios: Não pendentes, nunca ultrapassando o nível da mandíbula.

Maxilares e Dentes: Mandíbula larga até o fim. Torquês (mordedura em torquês, borda a borda) é desejada, no entanto, um leve prognatismo inferior é permitido, mas não preferido. Caninos largos e inseridos separados, outros dentes fortes, nivelados e bem inseridos.

 

Bochechas: Bem cheias.

 

Olhos: Escuros ou castanhos, de tamanho médio, inseridos mais afastados que a largura do focinho, com um sulco entre eles. Olhos claros ou amarelos são altamente indesejáveis.

 

Orelhas: Em forma de V, caídas para trás, inserção alta e separadas, no nível do occipital, dando uma aparência quadrada ao crânio, o que é muito importante. Pequenas, de cor mais escura do que o corpo. A ponta da orelha, quando em atenção, fica no nível dos olhos. Orelhas em rosa são altamente indesejáveis.

 

PESCOÇO: Bem arqueado, de comprimento moderado, muito musculoso e quase igual em circunferência, ao crânio.

 

  • TRONCO

 

Dorso: Curto e reto, conferindo um porte compacto, mas não tão curto de modo a interferir em sua atividade. Dorso carpeado ou selado é altamente indesejável.

 

Lombo: Largo e musculoso, com boa profundidade dos flancos.

 

Peito: Largo e profundo, bem descido entre os membros anteriores, com o esterno profundo.

 

CAUDA: Inserida alta, forte na raiz e afinando, alcançando os jarretes, portada reta ou curvada, mas não como os hounds. Cauda em manivela é altamente indesejável.

 

MEMBROS

 

ANTERIORES: Pernas bem separadas, apresentando uma frente em linha reta.

 

Ombros: Musculosos, oblíquos e poderosos, não sobrecarregados. 

 

Antebraços: Poderosos e retos, de boa ossatura.

 

Metacarpos: Retos e fortes.

 

Patas: Bem arqueadas, pés de gato, com dedos redondos, almofadas duras. Unhas escuras são desejáveis. Patas espalmadas são altamente indesejáveis.

 

POSTERIORES: Pernas fortes e musculosas.

 

Coxas: Bem desenvolvidas, denotando poder e atividade; não pesadas.

 

Jarretes: Moderadamente angulados. Jarretes de vaca são altamente indesejáveis.

 

Patas: Bem arqueadas, como pés de gato; almofadas duras. Unhas escuras são desejáveis. Patas espalmadas são altamente indesejáveis.

 

MOVIMENTAÇÃO: Indica potência e objetividade. Em movimento reto, nem os anteriores, nem os posteriores se entrecruzam ou causam interferência. Anterior direito e posterior esquerdo elevam-se e abaixam ao mesmo tempo. Linha superior firme, transmitindo com firmeza a propulsão produzida pelos posteriores, revelando equilíbrio e harmonia de movimento.

 

  • PELAGEM

 

Pelo: Curto e duro, resistente a intempéries, bem assentado em todo o corpo. Pelagem longa, sedosa ou lanosa é altamente indesejável.

 

COR: Qualquer tonalidade de tigrado, fulvo ou vermelho; a cor deve ser pura e nítida. Uma pequena mancha branca no antepeito é permitida. Qualquer outra mancha branca é indesejável. Máscara preta é essencial, como também tons escuros em direção aos olhos que são contornados de preto, o que contribui para a expressão típica.

 

TAMANHO: Altura na cernelha: Machos: 64 a 69 cm. Fêmeas: 61 a 66 cm.
 

  • FALTAS 

Qualquer desvio em relação a este padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

• Cães atípicos.

bottom of page