top of page

Chow Chow

  • RESUMO HISTÓRICO 

 

Originário da China, onde ele foi mantido como cão de guarda e também usado para a caça. Os Chows têm sido reconhecidos na China por mais de 2.000 anos e estão relacionados aos cães nórdicos. Por causa da política de "portas fechadas" da China para o resto do mundo, os Chows não começaram a aparecer em outros países até por volta de 1800.

País de Origem: China.

APARÊNCIA GERAL: Ativo, compacto, lombo curto e acima de tudo bem equilibrado, de aspecto leonino, digno e orgulhoso; bem estruturado; a cauda é claramente portada sobre o dorso. Deve sempre ser capaz de se mover livremente e não pode ter tanto pelo que impeça as suas atividades ou cause sofrimento em climas quentes. Uma língua preto-azulada é característica.

PROPORÇÕES IMPORTANTES: A distância da cernelha ao cotovelo é igual à distância do cotovelo ao chão.

 

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: É calmo, bom guardião. Independente, leal e reservado.

 

CABEÇA

  • REGIÃO CRANIANA 
     

Crânio: Largo e plano.
 

Stop: Não pronunciado.

  • REGIÃO FACIAL

 

Focinho: De comprimento moderado e largo dos olhos até sua extremidade (nunca pontudo como o da raposa). Bem cheio sob os olhos.

Trufa: Grande e larga, sempre preta (com exceção dos exemplares de cor creme ou quase brancos, nos quais a trufa de cor clara é admitida; nos azuis e fulvos, admite-se a trufa da mesma cor do pelo.
 

Maxilares e Dentes: Dentes fortes e alinhados; maxilares fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura, isto é, os dentes superiores recobrem os dentes inferiores e sao inseridos ortogonalmente aos maxilares.
 

Lábios: Uma boca preta sólida, incluindo o céu da boca e os lábios, com uma língua preto-azulada é o ideal. Entretanto, certa diluição pode ser evidente nas gengivas dos azuis e fulvos e esta diluição pode ser mais pronunciada em cremes e brancos.

 

Olhos: Escuros, formato oval, de tamanho médio e limpos. É permitida uma cor correspondente a da pelagem nos azuis e fulvos. Olhos limpos, livres de entrópio; nunca deverão ser penalizados meramente em razão do tamanho.


Orelhas: Pequenas, grossas, extremidades levemente arredondadas; portadas eretas, rígidas e bem afastadas, inseridas acima dos olhos, voltadas para frente, ligeiramente convergentes, o que dá ao cão a expressão característica da raça, de ar carrancudo. Essa expressão jamais deverá ser alcançada pelo efeito de rugas na pele da cabeça.

PESCOÇO: Forte, cheio, sem ser curto, bem inserido nos ombros, ligeiramente arqueado. De comprimento suficiente para portar a cabeça orgulhosamente, acima da linha superior.

  • TRONCO
     

Lombo: Robusto

 

Dorso: Curto, plano e forte.

Peito: Largo e profundo. Costelas bem arqueadas, mas não em barril.

 

CAUDA: Inserida alta, portada sobre o dorso.
 

  • MEMBROS

 

ANTERIORES
 

Ombros: Musculosos e oblíquos.

Cotovelos: Mesma distância entre a cernelha e o solo.

Antebraços: Perfeitamente retos, com boa ossatura.

 

Patas: Pequenas, redondas, como pés de gato, posicionadas e bem apoiadas nos dedos.

POSTERIORES: De perfil, as patas estão diretamente sob a articulação do quadril.

Coxas: Bem desenvolvidas.

 

Joelhos: Apenas uma ligeira curvatura

 

Pernas: Bem desenvolvidas.
 

Patas: Pequenas, redondas, como pés de gato, posicionadas e bem apoiadas nos dedos.

  • MOVIMENTAÇÃO: Parecendo andar a passos curtos e rápidos, na ponta dos dedos. As patas posteriores não se elevam muito, parecendo roçar o chão. Quando o cão se movimenta rapidamente, um ou outro ombro avança. Uma movimentação sem defeitos é de suma importância.
     

  • PELAGEM

Pelo: Pode ser áspero ou liso. 

 

1. Áspero: Muito abundante, denso, reto e eriçado, mas não de comprimento excessivo. A textura do pelo é áspera, com o subpelo suave e lanoso. A pelagem é particularmente densa em torno do pescoço, onde forma uma juba e, na face posterior das coxas, em fartos culotes.

2. Liso: Pelo curto, denso, reto, plano, íntegro, não achatado, de textura felpuda como pelúcia.

  • COR: Preto unicolor, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco, frequentemente com nuanças, mas sem manchas ou particolor (sob a cauda e na face posterior das coxas a cor é frequentemente mais clara).
     

TAMANHO:Machos: 48 a 56 cm. Fêmeas: 46 a 51 cm.

  • FALTAS 

Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

  • NOTAS

 

• Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

• Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

bottom of page