top of page

Papillon

APARÊNCIA GERAL: Pequeno spaniel de luxo, de uma construção normal e harmoniosa, com longos pelos; focinho moderadamente comprido e mais curto que o crânio; de personalidade viva, gracioso porém robusto. Porte orgulhoso com uma movimentação fácil e elegante. Seu corpo é ligeiramente mais longo do que alto.
 

Personalidade: Ativo, alerta e ágil.
 

Nível de energia: Muito Ativo. Este cão é ativo e enérgico, e precisa de exercícios diários. 
 

Bom com crianças: Sim.

 

Bom com outros cães: Com supervisão.

 

Grooming: Sazonal.

 

Expectativa de vida: 13-16 anos.

Nível de latido: Alto.

  • RESUMO HISTÓRICO 

O nome Papillon é a palavra em francês que significa borboleta porque a face e as orelhas deste cão enérgico lembram uma borboleta. O Papillon tem suas raízes no spaniel que eram tão populares em toda a Europa desde o século 16. Estes pequenos cães eram extremamente populares com a nobreza, como passatempo, a Espanha e a Itália se tornaram os centros de reprodução e comércio de spaniels. A corte de Luís XIV da França gostava de Papillons e importava muitos deles. Ao mesmo tempo o Papillon ficou conhecido como o esquilo Spaniel porque ele carregava sua cauda emplumada sobre suas costas da mesma forma um esquilo faz. Estes cães início tinha orelhas caídas, mas através de algum evento desconhecido, alguns cães passaram a ficar com as orelhas de pé. Ambos tipos de orelhas pode ser encontrados na mesma ninhada. Até hoje os dois tipos de orelha são igualmente aceitos, embora o cão de orelhas levantadas é muito mais popular. Nos Estados Unidos, o Papillon de orelhas caídas é conhecido como o Phalene, que é francês para mariposa, enquanto que na Europa ele é chamado de epagneul nain ou spaniel continental toy. Em 1900, o Papillon foi bem representado em mostras de cão franceses e logo depois estava sendo mostrado na Inglaterra e na América.
Essas exposições anteriores tendiam a ser maiores do que as observadas hoje e geralmente eram cães de cor sólida, geralmente de algum tom de vermelho. A criação seletiva resultou em um cão menor que se distingue pelas suas cores marcantes quebradas por manchas de branco. Um rosto marcado simetricamente com mancha branca contribui para o aparecimento da borboleta. O Papillon tornou-se um dos cães de brinquedos mais populares, funcionando igualmente como um animal de estimação amável, famoso em exposições além de ser obediente.

País de Origem: França, Bélgica.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Gentil, amável e brincalhão. Ele é amigável com estranhos e é ótimo para crianças.
 

CABEÇA: Em proporção normal ao corpo e proporcionalmente mais leve e curto do que o Spaniel de tamanho grande ou médio.

  • REGIÃO CRANIANA 
     

Crânio: Não muito redondo, seja de perfil ou de frente, às vezes mostrando um ligeiro sulco mediano.
 

Stop: Depressão suficientemente acentuada. Nos cães mais pesados, esta depressão é menos evidente, contudo, ainda definida. Nos cães muito pequenos a depressão é claramente marcada sem apresentar uma brusca depressão.
 

  • REGIÃO FACIAL

 

Focinho: Mais curto do que o crânio, fino, pontudo e não muito côncavo nos lados; não deve ser arrebitado.
 

Trufa: Pequena, preta e redonda, mas ligeiramente achatada no topo.

Maxilares e Dentes: Bem fortes; normalmente, bem ajustados.
 

Lábios: Fortemente pigmentados, finos e aderentes.
 

Olhos: Muito grandes, bem abertos, em forma de amêndoa grande, não proeminentes, inseridos baixo na cabeça; o canto interno fica na interserção do crânio com o focinho. De cor escura e muito expressivos, pálpebras fortemente pigmentadas.
 

Orelhas: Bastante finas, mas firmes. Seja nas orelhas oblíquas ou nas orelhas pendentes, quando examinadas com a mão, a cartilagem não deve acabar em ponta muito afilada. As orelhas são inseridas muito para trás, suficientemente afastadas uma da outra, de maneira a mostrar a forma ligeiramente arredondada do crânio.

 

• Variedade de orelhas caídas, chamada: PHALENE. A orelha em repouso é inserida alta, consideravelmente mais alta do que a linha dos olhos, portada pendente e bem móvel. Guarnecida de pelos ondulados que podem alcançar um bom comprimento, dando ao cão uma linda aparência.

 

• Variedade de orelhas eretas, chamada: PAPILLON A orelha é inserida alta, a cavidade auricular bem aberta e lateral; a borda interna do pavilhão da orelha forma um ângulo de aproximadamente 45° com a horizontal. De forma alguma a orelha deve apontar para cima, que seria como uma orelha do tipo Spitz e que deve ser definitivamente rejeitada. A parte interna do pavilhão da orelha é coberta de finos pelos, também ondulados. Os pelos mais longos ultrapassam ligeiramente a borda da orelha; a face externa, ao contrário, é coberta por pelos longos que formam franjas caídas, ultrapassando bem as bordas das orelhas. O cruzamento, entre as duas variedades, produz freqüentemente, orelhas semi-eretas, com as pontas caídas; esta forma mista de porte de orelha é um defeito grave.

PESCOÇO: Moderadamente comprido, ligeiramente arqueado na nuca.

  • TRONCO
     

Linha superior: Nem muito curta ou arqueada, nem selada, sem ser todavia achatada.

 

Lombo: Sólido e ligeiramente arqueado.

 

Peito: Largo, bem descido. A circunferência do tórax, medida entre as duas últimas costelas deve ser aproximadamente equivalente a altura na cernelha. Costelas bem arqueadas.

 

Linha inferior: Ligeiramente esgalgada.

 

CAUDA: Inserida muito alta, bastante longa, franja abundante formando uma bonita plumagem. Quando o cão esta em ação, a cauda é portada levantada ao longo da linha do dorso, e, curvada, a extremidade pode tocar o dorso; nunca deve ser enrolada ou deitada sobre o dorso.

  • MEMBROS: Pernas retas, firmes e finas. O cão não deve parecer pernalta; vistos de frente ou por trás, os membros são paralelos.

 

ANTERIORES

 

Ombros: Bem desenvolvidos e bem ajustados ao tronco.

 

Braços: De comprimento igual ao ombro, normalmente angulados com a escápula e bem aderentes ao tronco.

 

Metacarpos: Aparentes, de perfil.

POSTERIORES

Articulação dos jarretes: Normalmente angulados.

 

Patas: Bastante longas, chamadas “pés de lebre”, aprumadas sobre suas almofadas. Unhas fortes, de preferência pretas, mais claras em cães de pelagem marrom ou branca (unhas brancas em cães brancos ou em cães com pernas brancas, não são considerados falta, se o cão for bem pigmentado em todas as outras áreas. Os dedos são fortes com uma almofada resistente, bem guarnecidos por pelos finos entre eles, ultrapassando a ponta da pata e formando uma ponta.

  • MOVIMENTAÇÃO: Orgulhosa, livre, fácil e elegante.

 

PELAGEM

 

Pelo: Sem subpelo; é abundante, lustroso, ondulado (não confundir com encaracolada), sem ser macio, mas ligeiramente resistente ao toque, com reflexos sedosos. Os pelos são inseridos achatados; eles são finos, ligeiramente curvados pelas ondas. A aparência da pelagem é similar a dos English Toy Spaniel mas diferem totalmente da pelagem dos Spaniels Pequineses; por outro lado, não deve ter nenhuma semelhança com a pelagem dos Spitz. O pelo é curto na face, no focinho, na frente dos membros anteriores na parte abaixo do jarrete. De comprimento médio no corpo, é mais longo no pescoço para formar uma juba, que desce em ondulações até o peito formando um jabô; formando franjas nas orelhas; na parte posterior das coxas forma um amplo culote com pelos macios. Pode ter um pequeno tufo de pelos entre os dedos e ultrapassá-los ligeiramente, de modo que não dê às patas uma aparência pesada, mas sim, uma aparência fina, tornando-as mais longas. Certos cães, em boa condição de pelagem, têm um pelo de 7,5 cm de comprimento na cernelha e franjas de 15 cm na cauda.

 

COR: Todas as cores são aceitas em uma pelagem sobre fundo branco. No tronco e membros o branco deve ser predominante em relação a cor. O branco na cabeça, preferivelmente estendido por uma faixa mais ou menos larga. Uma mancha branca é admitida na parte inferior da cabeça, mas o branco dominante na cabeça é uma falta. Em todos os casos, os lábios, as pálpebras e, principalmente, a trufa devem ser pigmentados.

TAMANHO: Altura na cernelha: Em torno de 28 cm.

 

PESO: Duas categorias: 1) Menos que 2,5 kg para machos e fêmeas. 2) De 2,5 kg – 4,5 kg para os machos. De 2,5 kg – 5 kg para as fêmeas. Peso mínimo: 1,5 kg
 

  • FALTAS 

Qualquer desvio em relação a este padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

• Cães atípicos.

bottom of page