top of page

Samoieda

APARÊNCIA GERAL: De tamanho médio, elegante, um Spitz Ártico branco. Sua aparência dá a impressão de força, resistência, graça, agilidade, dignidade e segurança. A expressão chamada “sorriso do Samoieda” é formada pela combinação da forma dos olhos com sua posição, e os cantos da boca ligeiramente curvados para cima. O sexo deve estar claramente definido.
 

Personalidade: Amigável e sociável.
 

Nível de energia: Ativo.
 

Bom com crianças: Sim.

 

Bom com outros cães: Com supervisão.

 

Grooming: Sazonal.

 

Expectativa de vida: 12-13 anos.

Nível de latido: Late quando necessário.

  • RESUMO HISTÓRICO 

O nome Samoieda deriva das Tribos Samoyed do norte da Rússia e da Sibéria. Na parte ao sul da área, eles usavam cães brancos, pretos e marrons particolor como cães pastores; na parte ao norte, os cães eram brancos puros, tinham um bom temperamento e eram usados como cães de caça e de trenó. Os cães Samoiedas viviam perto de seus donos, dormiam dentro dos abrigos e serviam como aquecedores. O zoólogo britânico Ernest Kilburn Scott passou 3 meses entre as tribos Samoiedas em 1889. Ao retornar para a Inglaterra, levou consigo um filhote macho marron chamado “Sabarka”. Mais tarde ele importou uma fêmea chamada “Whitey Petchora” da parte ocidental do Ural e um macho branco chamado “Musti” da Sibéria. Esses poucos cães e aqueles levados pelos exploradores são a base para os Samoiedas ocidentais. O primeiro padrão foi escrito na Inglaterra em 1909.

País de Origem: Rússia e Sibéria.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Amigável, aberto, alerta e cheio de vida. O instinto de caça é muito leve. Nunca tímido ou agressivo. Muito social e não pode ser usado como cão de guarda.

CABEÇA: Poderosa e cuneiforme.

  • REGIÃO CRANIANA 
     

Crânio: Visto de frente e de perfil, é ligeiramente covexo. Largo entre as orelhas. Sulco entre os olhos ligeiramente visível.

Stop: Claramente definido, mas não muito proeminente.

 

  • REGIÃO FACIAL

 

Trufa: Bem desenvolvida; de preferência preta. Durante alguns períodos do ano, a pigmentação da trufa pode ficar mais clara, o assim chamado “nariz de neve”. Ela sempre deve ser escura em sua borda.

 

Focinho: Forte e profundo; de comprimento quase igual ao do crânio, afilando gradualmente até a trufa; nem pontudo nem pesado ou quadrado. Cana nasal reta.

 

Lábios: Bem aderentes e cheios. A linha dos lábios é levemente recurvada nas comissuras, criando o característico “sorriso do samoieda”.

 

Maxilares e Dentes: Regular e completa mordedura em tesoura. Dentes e maxilares fortes. Dentição normal.

 

Olhos: Marrom escuros, bem inseridos nas órbitas, colocados separados, ligeiramente oblíquos e de forma amendoada. A expressão é “sorridente”, gentil, alerta e inteligente. Pálpebras bem pigmentadas de negro.

 

Orelhas: Eretas, mais para pequenas, triangulares, espessas e ligeiramente arredondadas nas pontas. Devem ter mobilidade; inseridas altas; devido à largura do crânio, bem separadas.

PESCOÇO: Forte, de comprimento médio e de porte orgulhoso.

 

  • TRONCO: De comprimento ligeiramente maior que sua altura na cernelha; profundo e compacto, porém flexível.

 

Cernelha: Claramente definida.

 

Dorso: De comprimento médio, musculoso e reto; nas fêmeas, ligeiramente mais longo que nos machos.

 

Lombo: Curto, muito forte e definido.

 

Garupa: Cheia, forte, musculosa e levemente oblíqua. 

 

Peito: Largo, profundo e longo, alcançando quase os cotovelos. Costelas bem arqueadas.

 

Linha inferior: Moderadamente esgalgada.

 

CAUDA: Inserida alta. Em atenção ou em movimento, é portada curvada para a frente sobre o dorso ou de lado; em repouso, quando portada pendente, chega a alcançar o nível dos jarretes.

 

  • MEMBROS

 

ANTERIORES: Bem colocados, musculosos e de ossatura forte. Vistos de frente, retos e paralelos.

 

Ombros: Longos, firmes e oblíquos.

 

Braços: Oblíquos e bem ajustados ao corpo; aproximadamente tão longos quanto os ombros.

Cotovelos: Bem ajustados ao corpo.

 

Carpos: Fortes, mas flexíveis.

 

Metacarpos: Ligeiramente oblíquos.

 

Patas: Ovais com dedos longos, flexíveis e bem direcionados para a frente. Dedos arqueados são fortes e flexíveis.

 

POSTERIORES: Vistos por trás, apresentam-se aprumados, paralelos e fortemente musculosos.

 

Coxas: De tamanho médio, largas e musculosas.

 

Jarretes: Descidos e bem angulados.

 

Joelhos: Bem angulados.

 

Metatarsos: Curtos, fortes, verticais e paralelos. 

 

Patas: Como as anteriores, os ergôs devem ser removidos.

 

  • MOVIMENTAÇÃO: Poderosa, livre, aparentemente incansável, com bom alcance. Boa propulsão dos posteriores.

 

  • PELAGEM

 

Pelo: Profuso, espesso; densa pelagem polar. O Samoieda é um cão com pelagem dupla, com subpelo curto, macio e denso. O pelo de cobertura é mais longo, mais áspero e reto. O pelo forma uma juba em torno do pescoço e sobre os ombros, emoldurando a cabeça, principalmente, nos machos. Na cabeça e nas partes dianteiras, o pelo é mais curto e macio. Na face externa das orelhas, o pelo é curto, reto e macio. O interior das orelhas é bem forrado. Na parte traseira das coxas, o pelo forma um culote. Nos espaços interdigitais, encontram-se os pelos de proteção. A cauda é abundantemente revestida. Nas fêmeas, a pelagem é freqüentemente mais curta e de textura mais suave do que nos machos. A correta textura da pelagem deve sempre ter um especial lustre brilhante.

 

COR: Branco puro, creme ou branco com biscoito (a cor de fundo deve ser branca com ligeiras marcas biscoito). Jamais deve dar a impressão de ser bege.

 

TAMANHO Altura na cernelha: Machos de 57 cm com tolerância de +/- 3 cm. Fêmeas de 53 cm com tolerância de +/- 3 cm.

  • FALTAS 

Qualquer desvio em relação a este padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

• Cães atípicos.

bottom of page