top of page

Schnauzer Gigante

APARÊNCIA GERAL: Grande, forte, mais para compacto que para delgado. De tamanho maior e aparência poderosa. É um cão imperturbável, preparado para defesa e cuja aparência mostra respeito.
 

Personalidade: Equilibrado e inteligente.
 

Nível de energia: Muito Ativo. Este cão é ativo e enérgico, e precisa de exercícios diários. 
 

Bom com crianças: Sim.

 

Bom com outros cães: Com supervisão.

 

Grooming: Sazonal.

 

Expectativa de vida: 10-12 anos.

Nível de latido: Late quando necessário.

  • RESUMO HISTÓRICO 

Originalmente o Schnauzer Gigante era usado na região Sul da Alemanha, como cão para conduzir boiadas. Na mudança do século, determinados criadores descobriram que eles tinham excelentes qualidades de trabalho e, sobretudo valiosas características em seu caráter. Desde 1913 a raça tem sido registrada no Study Book e em 1925 o Schnauzer Gigante foi oficialmente reconhecido como cão de trabalho.

País de Origem: Alemanha.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Boa índole e incorruptível lealdade a seu dono. Possui sentidos altamente desenvolvidos, inteligência, aptidões para o treinamento, força, tolerância, velocidade e resistência contra intempéries e doenças. Seu equilíbrio natural para aguentar tensão e sua segurança, faz do Schnauzer um excelente cão de companhia, de esporte, de utilidade e trabalho.

CABEÇA:

  • REGIÃO CRANIANA 
     

Crânio: Forte, longo, occipital não pronunciado. A cabeça deve estar em equilíbrio com a força do cão. A testa é plana, sem rugas e paralela à cana nasal.

 

Stop: aparenta ser bem definido devido às sobrancelhas.

 

  • REGIÃO FACIAL

 

Trufa: Bem desenvolvida com narinas largas, sempre preta.

 

Focinho: Terminando em cunha. Cana nasal reta.

 

Lábios: Pretos, macios e bem ajustados aos maxilares. Comissura labial fechada.

 

Maxilares e Dentes: Maxilar superior e inferior fortes. Uma completa mordedura em tesoura (42 dentes brancos de acordo com a fórmula dentária), é fortemente desenvolvida e firmemente fechada. Os músculos da mastigação são fortemente desenvolvidos, mas as bochechas não devem interferir com a forma retangular da cabeça (com a barba).

 

Olhos: De tamanho médio, ovais, frontais, escuros, com expressão viva. Pálpebras bem ajustadas.

 

Orelhas: Caídas, inseridas altas, em forma de V com as bordas internas estendidas próximas às bochechas, portadas uniformemente, voltadas para a frente em direção às têmporas. Dobras paralelas, não devem ultrapassar a linha do crânio.

 

PESCOÇO: Forte, musculoso, nobremente arqueado, encaixando-se suavemente na cernelha. Fortemente inserido, estreito, de porte nobre, correspondendo à força do cão. Pele da garganta aderente sem barbelas.

 

  • TRONCO

 

Linha superior: Ligeiramente inclinada da cernelha até a raiz da cauda.

 

Cernelha: Formando o ponto mais alto da linha superior.

 

Dorso: Forte, curto e reto.

 

Lombo: Curto, forte e profundo. A distância da última costela até a garupa é curta fazendo o cão parecer compacto.

 

Garupa: Ligeiramente arredondada, passando imperceptivelmente para a inserção da cauda.

 

Peito: Moderadamente largo, de diâmetro oval, atingindo os cotovelos. O antepeito é distintamente marcado pela ponta do esterno. 

 

Linha inferior e Ventre: Flancos não muito esgalgados, formando uma linha bem curvada com a parte inferior das costelas.

 

CAUDA: Natural; busca-se que seja portada em forma de sabre ou foice.

 

  • MEMBROS

 

ANTERIORES: Vistos de frente, as pernas dianteiras são fortes, retas e não demasiadamente juntas. Vistos de perfil, os membros anteriores são retos.

 

Ombros: A escápula é colocada rente à caixa torácica e é bem musculosa em ambos os lados do osso do ombro, proeminente acima do ponto da vértebra torácica. Os mais inclinados possíveis e bem colocados formando um ângulo de aproximadamente 50° com a horizontal.

 

Braços: Bem rentes ao corpo, fortes e bem musculosos, formando um ângulo de 95° a 105° com a escápula.

 

Cotovelos: Bem rentes ao corpo, não virando nem para dentro nem para fora.

 

Antebraços: Vistos por todos os lados, completamente retos, fortemente desenvolvidos e bem musculosos.

 

Articulação do carpo: Forte, firme, apenas saliente em relação à estrutura do antebraço. Metacarpos: Vistos de frente, verticais. Vistos de perfil, ligeiramente inclinados para o solo, fortes e ligeiramente elásticos.

 

Patas: Curtas, redondas. Dedos bem fechados e arqueados (patas de gato) com unhas curtas e escuras e almofadas resistentes.

 

POSTERIORES: Vistos de perfil, colocados obliquamente; vistos por trás, colocados paralelamente, mas não muito próximos um do outro.

 

Coxas: Moderadamente longas, largas e fortemente musculosas. Joelhos: Não virando nem para dentro nem para fora.

 

Pernas: Longas e fortes, com tendões evidentes descendo para um forte jarrete. 

 

Jarretes: Muito bem angulados, fortes, firmes, não virando nem para dentro nem para fora.

 

Metacarpos: Curtos e verticais com o solo.

 

Patas: Dedos curtos, arqueados e bem fechados. Unhas curtas e pretas.

 

  • MOVIMENTAÇÃO: Flexível, elegante, ágil, livre e cobrindo o solo. As pernas dianteiras alcançam o mais longe possível; os posteriores cobrem o chão e são elásticos dando a propulsão necessária. Os anteriores de um lado e os posteriores do outro movimentam-se para frente ao mesmo tempo. O dorso, os ligamentos e as articulações são firmes.

 

PELE: Ajustada sobre todo o corpo.

 

  • PELAGEM

 

Pelo: Deve ser de pelo duro, de arame e denso. Consiste em um denso subpelo e uma pelagem de cobertura não muito curta, deitada rente ao corpo. A pelagem de cobertura é dura, suficientemente longa para comprovar sua textura; não deve ser eriçada, nem ondulada. Nos membros, o pelo tende a ser menos duro. Na testa e nas orelhas, é curto. Como características típicas, tem uma barba não muito macia no focinho e sobrancelhas cerradas que cobrem ligeiramente os olhos.

 

  • COR

 

• Preto sólido com subpelo preto.

• Sal e pimenta. O objetivo da criação, na cor sal e pimenta, é uma nuança média igualmente distribuída e bem pigmentada com o subpelo cinza. São admitidas variações do cinza escuro ao cinza-prata. Todas essas cores devem incluir uma máscara escura, que deve adaptarse harmoniosamente à respectiva cor, enfatizando a expressão. Distintas marcas brancas na cabeça, no peito e nos membros são indesejáveis.

 

TAMANHO E PESO: Altura na cernelha: Machos e Fêmeas: 60 a 70 cm. Peso: Machos e Fêmeas: 35 a 47 kg.
 

  • FALTAS 

Qualquer desvio em relação a este padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

• Cães atípicos.

bottom of page