top of page
Miniature_schnauzer.jpg

Schnauzer Miniatura

APARÊNCIA GERAL: Pequeno, forte, mais compacto que esgalgado, de pelo duro, elegante. Uma imagem reduzida do Schnauzer, sem os defeitos da aparência de nanismo.
 

Personalidade: Inteligente, ativo e resistente.
 

Nível de energia: Muito Ativo. Este cão é ativo e enérgico, e precisa de exercícios diários. 
 

Bom com crianças: Sim.

 

Bom com outros cães: Com supervisão.

 

Grooming: Sazonal.

 

Expectativa de vida: 13-16 anos.

Nível de latido: Moderado.

  • RESUMO HISTÓRICO 

Na mudança do século, um Schnauzer Anão da área de Frankfurt / Main apareceu ainda denominado como Pinscher Anão de pelo duro (Pinscher Miniatura). Devido às diferentes formas, tamanhos e tipos, mais a mistura de pelos duros, sedosos e macios, não foi uma tarefa fácil criar um cão pequeno com a aparência e as características essenciais de seu irmão maior, o Schnauzer.

País de Origem: Alemanha.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Suas características correspondem às do Schnauzer e são determinadas pelo temperamento de um cão pequeno. Inteligência, intrepidez, resistência e suas aptidões para guarda fazem do Schnauzer Miniatura um agradável cão de família, como também, cão de guarda e de companhia que pode viver até mesmo em um apartamento pequeno, sem problemas.
 

CABEÇA
 

  • REGIÃO CRANIANA 

 

Crânio: Forte, longo, occipital não pronunciado. A cabeça deve estar em equilíbrio com a força do cão. A testa é plana, sem rugas, paralela à cana nasal.

 

Stop: Aparenta ser bem definido devido às sobrancelhas. 

 

REGIÃO FACIAL

 

Trufa: Bem desenvolvida, sempre preta.

 

Focinho: Terminando em cunha. Cana nasal reta.

 

Lábios: Pretos, macios e bem ajustados aos maxilares. Comissura labial fechada.

Maxilares e Dentes: Maxilar superior e inferior fortes. Uma completa mordedura em tesoura (42 dentes brancos de acordo com a fórmula dentária), é fortemente desenvolvida e firmemente fechada. Os músculos da mastigação são fortemente desenvolvidos, mas as bochechas não devem interferir com a forma retangular da cabeça (com a barba).

 

Olhos: De tamanho médio, ovais, frontais, escuros, com expressão viva. Pálpebras bem aderentes.

 

Orelhas: Caídas, inseridas altas, em forma de V com as bordas internas estendidas próximas às bochechas, portadas uniformemente, voltadas para a frente em direção às têmporas. Dobras paralelas, não devem ultrapassar a linha do crânio

 

PESCOÇO: Forte, musculoso, nobremente arqueado, encaixando-se suavemente na cernelha. Fortemente inserido, esbelto, de porte nobre, correspondendo à força do cão. Pele da garganta aderente sem barbelas.

 

  • TRONCO

 

Linha superior: Ligeiramente inclinada da cernelha até a raiz da cauda.

 

Cernelha: Formando o ponto mais alto da linha superior.

 

Dorso: Forte, curto e reto.

 

Lombo: Curto, forte e profundo. A distância da última costela até a garupa é curta, fazendo o cão parecer compacto.

 

Garupa: Ligeiramente arredondada passando imperceptivelmente para a inserção da cauda.

 

Peito: Moderadamente largo, de diâmetro oval, atingindo o cotovelo. O antepeito é distintamente marcado pela ponta do esterno.

 

Linha inferior e Ventre: Flancos não muito esgalgados, formando uma linha bem curvada com a parte inferior das costelas.

 

CAUDA: Natural; busca-se que seja portada em forma de sabre ou foice.

 

  • MEMBROS

 

ANTERIORES: Vistos de frente, as pernas dianteiras são fortes, retas e não demasiadamente juntas. Vistos de perfil, os membros anteriores são retos.

 

Ombros: A escápula é colocada rente à caixa torácica e é bem musculosa de cada lado do osso do ombro, proeminente acima do ponto da vértebra torácica. Os mais inclinados possíveis e bem colocados formando um ângulo de aproximadamente 50° com a horizontal.

 

Braços: Bem rentes ao corpo, fortes e bem musculosos, formando um ângulo de 95° a 105° com a escápula.

 

Cotovelos: Bem rentes ao corpo, não virando nem para dentro nem para fora.

 

Antebraços: Vistos por todos os lados, completamente retos, fortemente desenvolvidos e bem musculosos.

 

Articulação do carpo: Forte, firme, apenas saliente em relação à estrutura do antebraço.

 

Metacarpos: Vistos de frente, verticais. Vistos de perfil, ligeiramente inclinados para o solo, fortes e levemente elásticos.

 

Patas: Curtas, redondas. Dedos bem fechados e arqueados (patas de gato) com unhas curtas escuras e almofadas resistentes.

 

POSTERIORES: Vistos de perfil, colocados obliquamente; vistos por trás, colocados paralelamente, mas não muito próximos um do outro.

 

Coxas: Moderadamente longas, largas e fortemente musculosas.

 

Joelhos: Não virando nem para dentro nem para fora. Pernas: Longas e fortes e com tendões evidentes, descendo para um forte jarrete.

 

Jarretes: Muito bem angulados, fortes, firmes, não virando nem para dentro nem para fora.

 

Metatarsos: Curtos e verticais com o solo.

 

Patas: Dedos curtos, arqueados e bem fechados. Unhas curtas e pretas.

 

  • MOVIMENTAÇÃO: Flexível, elegante, ágil, livre e cobrindo o solo. As pernas dianteiras alcançam o mais longe possível; os posteriores cobrem o solo e são elásticos dando a propulsão necessária. Os anteriores de um lado e os posteriores do outro movimentam-se para frente ao mesmo tempo. O dorso, os ligamentos e as articulações são firmes.

 

PELE: Ajustada sobre todo o corpo.

 

  • PELAGEM

 

Pelo: Deve ser de pelo duro, de arame e denso. Consiste em um denso subpelo e uma pelagem de cobertura não muito curta, deitada rente ao corpo. A pelagem de cobertura é dura e suficientemente longa para comprovar sua textura; não deve ser eriçada, nem ondulada. Nos membros, o pelo tende a ser menos duro. Na testa e nas orelhas, é curto. Como característica típica, tem uma barba não muito macia no focinho e sobrancelhas cerradas que cobrem ligeiramente os olhos.

 

COR: Preto sólido com subpelo preto, sal e pimenta, preto e prata, branco puro com subpelo branco. O objetivo da criação, na cor sal e pimenta, é uma nuança média igualmente distribuída e bem pigmentada com o subpelo cinza. São admitidas variações do cinza escuro ao cinza-prata. Todas essas cores devem incluir uma máscara escura, que enfatize o aspecto típico do Schnauzer Miniatura, combinando harmoniosamente com as diversas tonalidades da pelagem. Manchas brancas, na cabeça, no peito e nos membros são indesejáveis. Preto e Prata: O objetivo da criação do preto e prata é uma pelagem externa preta com subpelo preto, manchas brancas sobre os olhos, nas bochechas, na barba e na garganta, no antepeito dois triângulos divididos, nos metacarpos, nos pés, na parte interior dos posteriores e debaixo da cauda. A testa, o pescoço, a parte externa das orelhas devem, como a pelagem externa, ser pretas.

 

TAMANHO: Altura na cernelha: Machos e Fêmeas: entre 30 e 35 cm.

 

PESO: Machos e Fêmeas: aproximadamente 4 a 8 kg.


 

FALTAS 

Qualquer desvio em relação a este padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

• Cães atípicos.

bottom of page