top of page

Spitz Alemão

APARÊNCIA GERAL: Os Spitz cativam pela beleza de sua pelagem, feita para ficar externamente ao abundante subpelo. Particularmente impressionante é o forte tipo de juba ao redor do pescoço (“rufo”) e a espessa cauda atrevidamente portada sobre o dorso. A cabeça de raposa com olhos alertas e as pequenas orelhas pontudas, inseridas próximas uma da outra, dão ao Spitz sua característica única, uma aparência atrevida.
 

Personalidade: Ativo, alegre e companheiro.
 

Nível de energia: Muito Ativo. 
 

Bom com crianças: Sim.

 

Bom com outros cães: Com supervisão.

 

Grooming: Sazonal.

 

Expectativa de vida: 12-16 anos.

Nível de latido: Late quando necessário.

  • RESUMO HISTÓRICO 

Os Spitz Alemães são descendentes dos cães da Idade da Pedra: > (Torfhund) > e mais tarde o Lake Dweller’s (Pfahlbau) Spitz; são as raças de cães mais antigas da Europa Central. Muitas outras raças foram criadas a partir delas. Nos países de línguas não germânicas os “Wolfsspitz” são conhecidos como Keeshonds e os Spitz Anão como Pomerânia.

País de Origem: Alemanha.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: O Spitz Alemão está sempre atento, esperto e é excepcionalmente devotado ao seu dono. É muito dócil e fácil de ser treinado. Sua desconfiança com estranhos e sua ausência de instinto de caça fazem dele um cão de guarda ideal para casas e fazendas. Ele não é nem tímido nem agressivo. Indiferente às intempéries, robustez e longevidade são seus atributos mais importantes.

CABEÇA:

  • REGIÃO CRANIANA: Cabeça de tamanho médio; vista de cima parece mais larga em sua parte posterior e diminui, em forma de cunha, até a ponta da trufa.

 

Stop: Moderado a marcado, nunca abrupto.

 

  • REGIÃO FACIAL

 

Trufa: redonda, pequena e de cor preto puro; marrom escuro em Spitz marrons. 

 

Focinho: Não muito longo e harmoniosamente proporcionado ao crânio. (No Wolfspitz/Keeshond - Spitz Lobo, Spitz Grande e Spitz de tamanho Médio a relação entre o comprimento do focinho e o do crânio é de aproximadamente 2:3; no Spitz pequeno e no Spitz anão é de aproximadamente 2:4).

 

Lábios: Não são exagerados, bem aderentes ao maxilar e não formam nenhuma ruga nos cantos da boca (comissuras labiais). São completamente pretos nos Spitz de todas as cores; marrons nos Spitz marrons.

Maxilares e Dentes: Os maxilares são normalmente desenvolvidos e mostram uma completa mordedura em tesoura, com 42 dentes, correspondendo à fórmula dentária do cão, isto é, os dentes (incisivos) superiores se fecham ajustados aos dentes (incisivos) inferiores e estão ortogonalmente inseridos nos maxilares. Nos Spitz miniatura e anão (Pomerânia), a falta de alguns pré-molares é tolerada. Mordedura em torquês é permitida em todas as variedades de Spitz Alemão. Bochechas: São delicadamente arredondadas, sem serem protuberantes.

 

Olhos: São de tamanho médio, de forma alongada, ligeiramente oblíquos e escuros. As pálpebras são pretas em todas as tonalidades de cores; marrom escuras nos Spitz marrons.

 

Orelhas: As pequenas orelhas são inseridas altas e relativamente próximas entre si, triangulares e pontudas; elas são sempre portadas eretas, rígidas nas pontas.

 

PESCOÇO: De comprimento médio, é largo na inserção entre os ombros; ligeiramente arqueado, sem barbelas e coberto por uma pelagem espessa e profusa que forma uma grande juba.

 

  • TRONCO


Linha superior: Começa na ponta das orelhas, portadas eretas, e funde-se numa suave curva com o dorso, que é curto e reto. A cauda espessa, vasta e que cobre parcialmente o dorso arredonda a silhueta.

 

Cernelha e Dorso: A cernelha alta desce imperceptivelmente para o dorso o mais curto possível, reto e firme.

 

Lombo: Curto, largo e forte.

Garupa: É larga e curta, sem ser caída. 

 

Peito: Profundo e bem arqueado; o antepeito bem desenvolvido.

 

Linha inferior: A caixa torácica alcança o mais profundo possível; o ventre tem somente um ligeiro esgalgamento.

 

CAUDA: Inserida alta e de tamanho médio. Projeta-se para cima e curva-se para a frente sobre o dorso; reta desde a raiz. Coloca-se firmemente sobre o dorso e é coberta por uma pelagem bem espessa. Uma curva dupla na ponta da cauda é tolerada.

 

MEMBROS

 

ANTERIORES: Retos, com a frente mais larga.

 

Ombros: A escápula é longa e bem colocada para trás. O ombro é bem musculoso e firmemente conectados ao tórax.

 

Braços: O braço é aproximadamente do mesmo comprimento da escápula; forma um ângulo de 90° com ela.

 

Cotovelos: Articulação do cotovelo é forte, adequadamente ajustados ao tórax e não virando nem para dentro nem para fora.

 

Antebraços: De comprimento médio em relação ao corpo; fortes e completamente retos. A parte de trás do antebraço é bem franjada.

 

Metacarpos: Fortes, de comprimento médio e formam com o antebraço um ângulo de 20° com a vertical.

 

Patas: Tão pequenas quanto possíveis, redondas e fechadas, chamadas “pés de gato” com dedos bem arqueados. As unhas dos pés e as e almofadas (coxins) são pretas em todas as variedades de cores, mas marrom escuro nos cães marrons.

 

POSTERIORES: Os posteriores são muito musculosos e abundantemente franjados até os jarretes. As pernas posteriores são retas e paralelas.

 

Coxas e Pernas: São aproximadamente do mesmo tamanho.

 

Joelhos: De articulação forte, com uma angulação somente moderada; em movimento, não viram nem para dentro nem para fora.

 

Metatarsos (Jarretes): De comprimento médio, muito fortes e verticais ao solo.

 

Patas: Tão pequenas quanto possíveis, bem fechadas com dedos bem arqueados, chamadas “pés de gato”. As almofadas (coxins) são resistentes. A cor das unhas e das almofadas é tão escura quanto possível.

 

  • MOVIMENTAÇÃO: O Spitz Alemão se move reto para frente, com boa propulsão, fluente e elástica.

 

PELE: A pele cobre o corpo firmemente, sem nenhuma ruga.

 

  • PELAGEM

 

Pelo: O Spitz Alemão tem uma pelagem dupla: o pelo externo é longo, reto e separado; o subpelo é curto, grosso e lanoso. Cabeça, orelhas, parte da frente dos membros anteriores e posteriores e as patas são cobertas por pelos curtos e espessos (aveludados). O resto do corpo tem uma longa e rica pelagem. Não ondulada, crespa ou encordoada e nem repartida no dorso. Pescoço e ombros são cobertos por uma abundante juba. A parte posterior dos membros anteriores é bem franjada, as pernas posteriores têm franjas abundantes da garupa até o jarrete. A cauda é espessa.

 

COR: 

 

a) Wolfspitz / Keeshond (Spitz Lobo): Cinza sombreado. 

 

b) Spitz grande: Preto, marrom e branco.

 

c) Spitz médio: Preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, outras cores. 

 

d) Spitz pequeno: Preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, outras cores.

 

e) Spitz anão (Pomerânia): Preto, marrom, branco, laranja, cinza prateado, outras cores.

Spitz preto: No Spitz preto, subpelo e também a pele devem ser pretos e a pelagem de cobertura deve ser um preto brilhante sem nenhuma marca branca ou de outra cor.

Spitz marrom: O Spitz marrom deve ser uniformemente marrom escuro.

Spitz branco: O pelo deve ser branco puro sem qualquer tom de amarelo em particular, que muitas vezes ocorre, especialmente nas orelhas.

Spitz laranja: O Spitz laranja deve ser uniformemente na variação (tom) média da cor.

Spitz sombreado de cinza (acinzentado) / Keeshond (Spitz Lobo): O sombreado de cinza é um cinza prateado com as pontas dos pelos pretas. Focinho e orelhas de cor escura; ao redor dos olhos os “óculos” bem definidos, apresentam-se como delicadas pinceladas de linhas pretas partindo do canto externo dos olhos para o canto mais baixo da orelha, junto com marcas definidas e sombreadas formando uma expressiva sobrancelha; uma juba e um colar mais claros sobre os ombros; anteriores e posteriores sem nenhuma marca preta sob os cotovelos ou joelhos, exceto por ligeiras pinceladas pretas nos dedos; ponta da cauda preta; abaixo da cauda (face ventral) e culotes em cinza prateado pálido.

Outras cores de Spitz: O termo “outras cores” cobre todas as nuanças de cor, como: creme, creme-“sable” (creme-zibelina), laranja-“sable” (laranja-zibelina), preto e castanho (“tan”) e particolor (tendo o branco como cor dominante). As marcas pretas, marrons, cinzas ou laranjas devem ser distribuídas sobre o corpo inteiro.

  • TAMANHO: 
     

Altura na cernelha:

a) Wolfspitz / Keeshond (Spitz Lobo): 49 cm +/- 6 cm.

b) Spitz Grande: 46 cm +/- 4 cm.

c) Spitz Médio: 34 cm +/- 4 cm.

d) Spitz Pequeno: 26 cm +/- 3 cm.

e) Spitz Anão / Pomerânia: 20 cm +/- 2 cm. (Cães abaixo de 18 cm são indesejáveis.)

 

  • PESO: Cada variedade de Spitz Alemão deverá ter um peso de acordo com seu tamanho.
     

  • FALTAS 

Qualquer desvio em relação a este padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

• Cães atípicos.

bottom of page