top of page

Border Collie

  • RESUMO HISTÓRICO: 
     

O Border Collie foi desenvolvido há mais de cem anos e mesmo sendo uma raça relativamente jovem, não há dados concretos sobre sua origem. Aconteceu que seus ancestrais já eram de pastoreio desde a segunda metade do século XVI. E é justamente esta característica funcional que resultou no desenvolvimento desta raça: através do acasalamento entre exemplares com melhor desempenho para as funções específicas, sem tanta preocupação com o seu tipo físico.

 

País de Origem: Grã Bretanha.
 

APARÊNCIA GERAL: Bem proporcionado, de contorno suave demonstrando qualidade, graça e perfeito equilíbrio, combinados com substância suficiente para conferir uma impressão de resistência. Qualquer tendência à rusticidade ou debilidade é indesejável.
 

PROPORÇÕES IMPORTANTES: Crânio e focinho são aproximadamente do mesmo comprimento. • Tronco ligeiramente mais longo que a altura nos ombros.

 

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Tenaz, trabalha pesado e com grande sociabilidade. Perspicaz, alerta, receptivo e inteligente. Jamais nervoso ou agressivo.

  • REGIÃO CRANIANA

 

Crânio: Razoavelmente largo; occipital não pronunciado.

 

Stop: Bem marcado.

 

  • REGIÃO FACIAL

Trufa: Preta, exceto para os exemplares de cor marrom ou chocolate, nos quais pode ser marrom. Nos azuis, a trufa pode ser cor-de-ardósia. Narinas bem desenvolvidas.

Focinho: Afinando para a trufa, moderadamente curto e forte

Maxilares e Dentes: Dentes e maxilares fortes, com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura.

Olhos: Inseridos bem separados, de formato oval e tamanho médio; de cor marrom, exceto nos “merles”, onde um, ambos os olhos ou apenas parte de um ou de ambos poderá ser azul. Expressão meiga, penetrante, alerta e inteligente.

Orelhas: De textura e tamanho médios, inseridas bem separadas. Portadas eretas ou semi-eretas e atentas ao menor ruído.

PESCOÇO: De bom comprimento, forte e musculoso, ligeiramente arqueado e alargando em direção aos ombros

  • TRONCO

Linha Superior: De aparência atlética. É ligeiramente mais longo que a altura na cernelha.

 

Lombo: Profundo e musculoso, mas não esgalgado.

 

Peito: Profundo e bastante largo; costelas bem arqueadas.

CAUDA: Moderadamente longa, com a última vértebra alcançando, pelo menos, os jarretes; de inserção baixa; bem guarnecida de pelos e com a ponta curvada para cima, completando o contorno gracioso e equilíbrio do cão. A cauda poderá erguer-se em estado de excitação, jamais portada sobre o dorso.

 

  • MEMBROS

 

ANTERIORES: Pernas paralelas, quando vistas de frente; ossatura forte sem ser pesada.

Ombros: Bem inclinados para trás.

Cotovelos: Próximos ao corpo

 

Patas: Ovais; almofadas plantares espessas, fortes e saudáveis; dedos arqueados e juntos entre si. Unhas curtas e fortes.

 

POSTERIORES: Largos, musculosos; vista de perfil, a garupa é graciosamente inclinada para a raiz da cauda.

Coxas: Longas, profundas e musculosas.

Joelhos: Bem angulados.

Jarretes: Fortes e bem descidos.

Patas: Ovais; almofadas plantares espessas, fortes e saudáveis; dedos arqueados e juntos entre si. Unhas curtas e fortes.

MOVIMENTAÇÃO: Livre, suave e incansável, com um mínimo de elevação das patas, conferindo a impressão de habilidade para movimentação com grande cautela e velocidade.

 

  • PELAGEM

 

Pelo: Duas variedades: moderadamente longa e lisa. Em ambas, a pelagem de cobertura é densa e de textura média, subpelo macio e denso, fornecendo boa proteção contra intempéries. Na variedade de pelagem moderadamente longa a abundância de pelos forma uma juba, culotes e pincel. Na face, orelhas, anteriores (exceto para franjas) e posteriores do jarrete ao solo o pelo deve ser curto e liso.

  • COR

 

A variedade de cores é permitida. O branco jamais deverá ser predominante.

TAMANHO: Machos: 53 cm

                      Fêmeas: ligeiramente menores

  • FALTAS 

 

Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão e em sua habilidade para executar seu trabalho tradicional.

 

  • FALTAS DESQUALIFICANTES
     

• Agressividade ou timidez excessiva.

•Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

  • NOTAS

 

• Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

• Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

bottom of page