top of page

Boxer

APARÊNCIA GERAL: O Boxer é um cão de tamanho médio, pelo liso, compacto, robusto, de construção quadrada e ossos fortes. A musculatura é seca, fortemente desenvolvida e nitidamente definida. Sua movimentação é enérgica, poderosa e nobre. O Boxer não deve ser nem grosseiro, nem pesado, nem muito leve, nem sem substância.
 

Personalidade: Alegre e afetuoso.
 

Nível de energia: Muito Ativo. Este cão é ativo e enérgico, e precisa de exercícios diários. 
 

Bom com crianças: Sim.

 

Bom com outros cães: Com supervisão.

 

Grooming: Sazonal.

 

Expectativa de vida: 10-12 anos.

Nível de latido: Late quando necessário.

  • RESUMO HISTÓRICO 

O pequeno, assim chamado Brabant Bullenbeisser, é considerado como o ancestral imediato do Bóxer. No passado, a criação dos Bullenbeissers ficou na sua maior parte nas mãos dos caçadores com quem trabalhavam durante a caça. Sua tarefa era segurar firmemente a presa perseguida pelos cães de caça, até a chegada dos caçadores que a matavam. Para esse trabalho, o cão tinha que ter a boca quanto maior possível, com uma dentadura ampla para prender e reter firmemente a caça. Qualquer Bullenbeisser com tais características era o mais indicado para esse trabalho, sendo assim utilizado na criação. Nessa época, apenas habilidade para o trabalho era critério de seleção para uso na criação. Esse critério de seleção levou à produção de um cão de focinho largo e trufa arrebitada.

País de Origem: Alemanha.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: O Boxer deve ter nervos firmes, ser seguro, tranquilo e equilibrado. Seu temperamento é da maior importância e requer maior atenção. Sua ligação e fidelidade para com seu dono e sua família, sua vigilância e sua intrépida coragem são conhecidas há muito tempo. Ele é dócil no meio familiar, mas desconfiado com estranhos. Alegre e afetuoso na brincadeira, contudo destemido quando a situação é seria. Fácil de ser treinado graças a sua docilidade, segurança, coragem, mordacidade natural e aptidões olfativas. Pouco exigente e limpo, é tão agradável e apreciado em seu círculo familiar tanto como cão de guarda quanto de companhia. Seu caráter é franco, sem falsidade ou hipocrisia, isso até em idade avançada.

CABEÇA: É a parte do Boxer que lhe confere o aspecto característico. Deve ser bem proporcionada ao corpo, sem parecer leve ou pesada. O focinho deve ser o mais largo e poderoso possível. A beleza da cabeça depende da relação proporcional entre as medidas do focinho e do crânio. Qualquer que seja o ângulo que se olhe a cabeça, de frente, de cima ou de perfil, o focinho deve sempre ser proporcional ao crânio, quer dizer, jamais parecer muito pequeno. A cabeça deve ser seca, sem rugas. Entretanto, rugas naturais são formadas na região craniana quando o cão está muito atento. Com origem na face dorsal da raiz do focinho, rugas naturais descem simetricamente pelas faces laterais. A máscara escura se limita ao focinho e deve ser nitidamente separada da cor da cabeça, a fim de a expressão não parecer sombria.

  • REGIÃO CRANIANA 
     

Crânio: A região craniana deve ser tão estreita e angulada quanto possível. É ligeiramente arqueado, sem ser muito redondo e curto, nem plano; nem muito largo. O occipital não é muito pronunciado. O sulco frontal é ligeiramente marcado, não deve ser muito profundo, especialmente entre os olhos. Stop: A testa forma um nítido stop com a cana nasal. A cana nasal não deve ser encurtada na testa como no Bulldog, nem caída para frente.

 

  • REGIÃO FACIAL

 

Trufa: Larga e preta, levemente arrebitada, com narinas largas. A ponta da trufa fica ligeiramente mais alta em relação a sua raiz.

Focinho: É poderosamente desenvolvido nas 3 dimensões de volume, nem pontudo nem estreito, nem curto ou plano. Sua forma é determinada por:

 

a) A forma da mandíbula.

b) A posição dos caninos.

c) A forma dos lábios.

 

Os caninos devem ser implantados os mais separados possíveis e de bom tamanho. O plano anterior do focinho é, portanto, largo, quase quadrado, formando um ângulo obtuso com a linha superior do focinho. O contorno do lábio superior pousa no contorno do lábio inferior. O lábio inferior, no terço anterior da mandíbula curvada  para cima, não pode ultrapassar muito a frente, nem tampouco ocultar-se sob o lábio superior. O queixo projeta-se à frente do lábio superior de maneira bem nítida, tanto de frente, quanto de perfil, sem por isso assemelhar-se ao do Bulldog. Os caninos, os incisivos e a língua não devem ser visíveis enquanto a boca estiver fechada. A fenda do lábio superior é bem visível.

 

Lábios: Completam a forma do focinho. O lábio superior é espesso, cheio e enche o espaço deixado pelo maxilar inferior mais longo além de ficar apoiado nos caninos inferiores.

Maxilares e Dentes: O maxilar inferior ultrapassa o maxilar superior curvando-se ligeiramente para cima. O Boxer é prognata. O maxilar superior é largo na sua junção com o crânio e diminui muito pouco para frente. Os dentes são fortes e saudáveis. Os incisivos são preferivelmente alinhados. Os caninos são bem separados e de bom tamanho.

Bochechas: São desenvolvidas em relação aos fortes maxilares, sem que com isso sejam demasiadamente pronunciadas. Fundem-se ao focinho em uma leve curva.

 

Olhos: Os olhos escuros não são nem muito pequenos, nem proeminentes, nem profundos. A expressão denota inteligência e energia, não deve ser nem ameaçadora, nem penetrante. As pálpebras devem ser de cor escura.

 

Orelhas: As orelhas naturais (não cortadas) são de tamanho apropriado. Inseridas de lado na parte mais alta do crânio. Em repouso, são portadas pendentes rentes às faces e voltam-se para frente, fazendo uma dobra bem marcada, especialmente quando o cão está em atenção.

 

PESCOÇO: A linha superior se estende em uma elegante curva desde uma nuca bem marcada até a cernelha. Deve ser de bom comprimento, redondo, forte e musculoso.

 

  • TRONCO: Quadrado, membros retos.

 

Cernelha: Deve ser marcada.

 

Dorso: Incluindo o lombo, deve ser curto, firme, reto, largo e musculoso.

 

Garupa: Ligeiramente inclinada, larga e ligeiramente arqueada. A bacia (ou osso pélvico) deve ser longa e larga, especialmente nas fêmeas.

 

Peito: Profundo, alcançando os cotovelos. A profundidade do peito é a metade da altura na cernelha. Antepeito bem desenvolvido. Costelas bem arqueadas mas não em forma de barril, bem estendidas para a traseira. 

 

Linha inferior: Descreve uma curva elegante para a traseira. Flancos curtos e firmes, ligeiramente levantados.

 

CAUDA: De inserção mais para alta que para baixa. A cauda é de comprimento normal e permanece natural.

  • MEMBROS

 

ANTERIORES: Vistos de frente, devem ser retos e paralelos com uma forte ossatura.

 

Ombros: Longos e inclinados, firmemente ligados ao tórax. Não devem ser tão carregados.

 

Braços: Longos e fazendo um ângulo reto com a escápula.

 

Cotovelos: Não demasiadamente juntos ao tórax, nem soltos.

 

Antebraços: Verticais, longos, secos e musculosos.

 

Carpos: Fortes, bem definidos, mas não exagerados.

 

Metacarpos: Curtos, quase perpendiculares ao solo.

 

Patas: Pequenas, redondas, compactas, com almofadas plantares bem acolchoadas e duras.

 

POSTERIORES: Muito musculosos; com músculos rígidos e visíveis sob a pele.

 

Vistos por trás: retos.

 

Coxas: Longas e largas. Articulação coxofemoral e dos joelhos a menos obtusa possível.

 

Joelhos: Quando em stay, devem ter um alcance suficiente à frente para que possibilitem traçar uma linha vertical, da ponta do ílio até o solo.

 

Pernas: Muito musculosas.

 

Jarretes: Fortes e bem definidos, mas não exagerados. Ângulo de aproximadamente 140°. Metatarsos: Curtos com ligeira inclinação, 95° a 100° ao solo. 

 

Patas: Levemente mais longas que as anteriores, compactas; com almofadas plantares bem acolchoadas e duras.

 

  • MOVIMENTAÇÃO: Viva e com muita força e nobreza.

 

PELE: Seca, elástica, sem rugas.

 

  • PELAGEM

 

Pelo: Curto, duro, brilhante e bem assentado.

 

COR: Fulvo (dourado) ou tigrado. Fulvo se apresenta em diversas tonalidades, indo do amarelo claro ao vermelho escuro; as tonalidades médias (vermelho amarelado) são as mais bonitas. A máscara é preta. A variedade tigrada tem no sentido das costas listras escuras ou pretas. O contraste entre as listras e a cor base deve ser nítido. As marcas brancas não devem ser descartadas; elas podem ser bastante agradáveis.

TAMANHO: Altura na cernelha: Machos: 57 a 63 cm. Fêmeas: 53 a 59 cm.

 

PESO: Machos: acima de 30 kg (com +/- 60 cm na cernelha). Fêmeas: +/- 25 kg ( com +/- 56 cm na cernelha).O crânio deve ser plano e de largura moderada, diminuindo gradualmente em largura para os olhos e se estreitando para o focinho.
 


 

  • FALTAS 

Qualquer desvio em relação a este padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

• Cães atípicos.

bottom of page