top of page

Braco Italiano

APARÊNCIA GERAL: De construção robusta e harmoniosa com aspecto vigoroso. Os exemplares preferidos são aqueles com membros enxutos, músculos bem desenvolvidos, linhas bem definidas com uma cabeça nitidamente esculpida e com um evidente cinzelamento sub-orbitário, características que conferem distinção à raça.

PROPORÇÕES IMPORTANTES: O comprimento do tronco é igual ou um pouco maior que a altura na cernelha. O comprimento da cabeça é igual a 4/10 da altura na cernelha; sua largura medida no nível dos arcos zigomáticos é menor que a metade do seu comprimento. O comprimento do crânio é igual ao do focinho .

 

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Resistente e adaptável a qualquer tipo de caçada; confiável; dotado de uma excelente habilidade para aprender, é dócil e fácil de ser treinado.

 

CABEÇA: Angulosa e estreita nas arcadas zigomáticas; seu comprimento mede 4/ 10 da altura na cernelha; a metade do comprimento recai no nível de uma linha que liga os cantos internos dos olhos. As linhas superiores do crânio e do focinho são divergentes, isto é, o prolongamento da linha superior do focinho deve encontrar-se com a linha superior do crânio à frente da protuberância occipital e sendo ideal no meio da linha superior do crânio.

  • REGIÃO CRANIANA

 

Crânio: Visto de perfil, a linha superior do crânio forma um arco muito aberto. Visto de cima, forma uma eclipse alongada, com o eixo maior no sentido do comprimento. A largura do crânio, medida no nível das arcadas zigomáticas, é menor que a metade do comprimento total da cabeça. A protuberância da testa e das arcadas superciliares são perceptíveis. O sulco sagital e visível e termina na metade do crânio. A crista occipital é curta e não muito proeminente. A protuberância occipital é pronunciada.

 

Stop: Pouco pronunciado.

 

  • REGIÃO FACIAL

Trufa: Volumosa, com narinas grandes e abertas, um tanto salientes sobre os lábios com os quais formam um ângulo. Cor: mais ou menos rosa, cor de carne ou marrom, conforme a pelagem.

Focinho: Cana nasal ligeiramente romana ou reta. De comprimento igual a metade do comprimento da cabeça, e sua altura é igual a 4/5 de seu comprimento. Visto de frente, as faces laterais são ligeiramente convergentes, embora apresentando a face anterior de boa largura. O queixo é pouco aparente.

Lábios: Os superiores são bem desenvolvidos, finos e pendentes, sem serem flácidos, recobrindo a mandíbula; vistos de perfil, ultrapassam-na ligeiramente. Vistos de frente, os lábios formam um “V” invertido, abaixo da trufa. As comissuras labiais são acentuadas, sem serem pendentes.

Maxilares e Dentes: Arcadas dentárias bem adaptadas, com os dentes ajustados na mandíbula); mordedura em tesoura; mordedura em torquês é aceitável.

Bochechas: Secas.

Olhos: De inserção semi-lateral, com uma expressão dócil e submissa, inseridos nem profundos, nem proeminentes. Olhos bastante grandes, pálpebras de forma amendoada e bem ajustadas (sem entrópio ou ectrópio). A cor da íris é de um ocre ou marrom mais ou menos escuro, dependendo da cor da pelagem.

Orelhas: Bem desenvolvidas, em comprimento devem, sem ser esticadas, atingir a ponta da trufa. Sua largura é, no mínimo, igual a metade de seu comprimento; ligeiramente levantadas; na base, mais para estreitas, inseridas mais para trás no nível do arco zigomático. Uma orelha flexível com a borda bem voltada para dentro e realmente bem ajustada à bochecha, é apreciada. A extremidade inferior das orelhas acaba em uma ponta ligeiramente arredondada.

PESCOÇO: Robusto, em forma de cone, de comprimento não sendo menor do que 2/3 do comprimento da cabeça; com a nuca bem marcada. A garganta apresenta uma ligeira barbela dupla.

  • TRONCO

Linha Superior: O perfil superior do dorso é formado por duas linhas: uma, quase reta, inclinada da cernelha até a décima primeira vértebra dorsal; a outra é ligeiramente arqueada, juntando-se com a linha da garupa.

Cernelha: Bem definida, com as pontas das escápulas bem separadas.

 

Dorso: Firme e bem musculoso.

Lombo: Região lombar larga, musculosa, curta e ligeiramente convexa.

 

Garupa: Longa (com aproximadamente 1/3 da altura na cernelha), larga e bem musculosa; a angulação ideal com o osso coxal formando 30º com a horizontal..

 

Peito: Largo, profundo e bem descido ao nível dos cotovelos, sem formar uma quilha, com costelas bem arqueadas, particularmente na sua parte baixa, e inclinado.

 

Linha inferior: Quase horizontal na região do esterno, retraindo-se ligeiramente na região abdominal.

CAUDA: Grossa na raiz, reta, com uma ligeira tendência a se encurvar; de pelo curto. Quando em movimento, principalmente em trilha, é portada horizontalmente ou quase. Deve ser amputada, deixando de 15 a 25 cm desde a raiz.

 

  • MEMBROS

 

ANTERIORES

 

Ombros: Fortes, bem musculosos, longos e inclinados, com movimentos livres.

 

Braços: Oblíquos, rentes ao tórax.

 

Cotovelos: A ponta do cotovelo deve estar numa linha perpendicular que passa pela extremidade caudal da escápula para o solo.

 

Antebraços: Fortes, retos, com tendões bem marcados.

 

Metacarpos: Bem proporcionados, secos, de bom comprimento e ligeiramente inclinados.

 

Patas: Fortes, de forma ligeiramente oval; dedos bem arqueados e compactos, com unhas fortes bem curvadas para o solo. As unhas podem ser de cor branca, amarela ou marrom, mais ou menos intensas dependendo da cor da pelagem; almofadas elásticas e secas.

 

POSTERIORES:

Coxas: Longas, paralelas, musculosas com a parte posterior quase reta.

 

Joelhos: Fortes, bem angulados.

 

Pernas: Fortes.

 

Jarretes: Largos.

 

Metatarsos: Relativamente curtos e secos.

 

Patas: Com todas as características dos anteriores. Apresentam ergôs, cuja ausência não constitui defeito. Duplos ergôs são tolerados.

MOVIMENTAÇÃO: Trote amplo e rápido com poderosa propulsão dos posteriores; porte alto da cabeça, tendo a trufa portada alta, de maneira que durante a caça, ela permaneça acima da linha superior.

PELE: Consistente, mas elástica; mais fina na cabeça, na garganta, nas axilas e na região ventral do tronco. As mucosas visíveis são de acordo com a cor da pelagem; jamais com manchas pretas. As mucosas da boca são cor-de- rosa; nos ruões ou branco e marrom, podem apresentar-se, as vezes, levemente manchadas de marrom ou marrom pálido.

  • PELAGEM

 

Pelo: Curto, denso e brilhante; mais fino e curto na cabeça, nas orelhas, nas faces anterior dos membros e nas patas.

 

  • COR

 

  1. Branco.
     

  2. Branco com manchas de cor laranja ou âmbar, mais ou menos escuros, de diferentes tamanhos.
     

  3. Branco com manchas maiores ou menores de cor marrom.
     

  4. Branco manchado de laranja pálido (melato).
     

  5. Branco manchado de marrom (ruão marrom). Nesta pelagem é desejado reflexos metálicos; igualmente desejado o marrom de tonalidade quente, lembrando a cor da túnica de um frade. Uma máscara facial simétrica é preferida, mas a ausência da máscara é tolerada.

 

TAMANHO: Entre 55 e 67 cm

Tamanho preferido para os machos: 58 a 67 cm.
Tamanho preferido para as fêmeas: 55 a 62 cm.

Peso: entre 25 e 40 kg. Dependendo do tamanho.

  • FALTAS 

 

Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.

das.

  • FALTAS DESQUALIFICANTES

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

• Convergência das linhas superiores do crânio e do focinho.

• Trufa fendida.

• Acentuado prognatismo superior ou inferior.

• Olhos gázeos (perolados).

• Pelagem preta, branco e preto, tricolor, fulvo, cor de avelã, unicolor, com manchas marrons.

• Ausência de pigmentação (albinismo).

• Mucosas, pele e anexos com traços de preto.

• Tamanho acima ou abaixo de 2 cm dos limites indicados pelo padrão

  • NOTAS

 

• Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

• Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

 

bottom of page