top of page

Buldogue Inglês

  • RESUMO HISTÓRICO 

 

O Buldogue Inglês foi o primeiro classificado como tal na década de 1630, embora houvesse anterior menção de tipos similares designados “bandogs”, hoje um termo reservado para um tipo de cão de briga. Usado inicialmente para o combate a touros (“bull-baiting”), o Buldogue InglÊs também batalhou seu caminho através das rinhas de cães, mas depois de 1835 começou a evoluir para a versão de cara mais curta e atarracada que conhecemos atualmente.

País de Origem: Grã-Bretanha.

APARÊNCIA GERAL: Pelo macio; atarracado, estatura baixa, largo, poderoso e compacto. Cabeça maciça, bastante larga em proporção ao tamanho, mas nenhuma parte deve estar em excesso em proporção a outras, face  curta; focinho largo, grosso e levemente inclinado para cima. Cães mostrando dificuldades respiratórias são altamente indesejáveis.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: O Buldogue Inglês é alerta, valente, leal, confiável, corajoso, de aparência feroz, mas dotado de uma natureza afetuosa.

 

CABEÇA: Vista de perfil, parece muito alta e moderadamente curta do occipital à trufa. A testa é plana, com pele por cima e ao redor da cabeça, ligeiramente solta e finamente enrugada, sem excesso, nem proeminente, nem pendente na face. A face, desde a frente dos ossos das bochechas até a trufa, é relativamente curta. A pele pode ser levemente enrugada. A distância do canto interior do olho até a extrema ponta da trufa não deve ser menor que a distância da ponta da trufa à comissura labial inferior.

  • REGIÃO CRANIANA 
     

Crânio: Grande em circunferência. Visto de frente, aparenta ser alto do canto do maxilar inferior até o occipital; também largo e quadrado. 
 

Stop: Definido.

  • REGIÃO FACIAL

 

Focinho: Curto, largo, curvando-se para cima e muito profundo do canto do olho ao canto da boca. A ruga sobre a narina, caso presente, inteira ou incompleta, nunca deve afetar negativamente ou ocultar os olhos ou a narina. 

Trufa: Trufa e narinas grandes, amplas e pretas, jamais de cor fígado, vermelha ou marrom. 
 

Maxilares e Dentes: Maxilares largos, fortes e quadrados. A mandíbula se projeta ligeiramente para frente do maxilar superior, moderadamente curvada para cima. Maxilares largos e quadrados, com seis incisivos pequenos regularmente inseridos entre os caninos, em uma linha reta. Caninos bem separados. Dentes grandes e fortes, nunca devem ser vistos com a boca fechada. Quando vista de frente, a mandíbula deve se juntar direta e paralelamente ao maxilar superior.
 

Bochechas: Arredondadas e estendidas lateralmente além de cada lado dos olhos.

 

Olhos: Redondos, de tamanho moderado, nem inseridos profundamente nem proeminentes. De cor muito escura, quase preta, sem mostrar o branco quando olhando diretamente para frente. 


Orelhas: Inseridas altas, mais altas e o mais distantes possível dos olhos. Pequenas e finas. Orelhas em rosa é correto.

PESCOÇO: De comprimento moderado, grosso, profundo e forte. Bem arqueado atrás, com alguma pele solta, grossa e enrugada na garganta, formando pequena barbela de cada lado.

  • TRONCO
     

Linha Superior: Um pouco caída para trás, atrás dos ombros, de onde a coluna vertebral se direciona para o lombo, descendo, de novo, bruscamente, até a cauda, formando um ligeiro arco, característica típica da raça.
 

Dorso: Curto, forte, largo nos ombros.

Peito: Largo, proeminente e profundo. Costelas bem arqueadas para trás. Peito redondo e profundo, bem descido entre as pernas dianteiras. Costelas não planas nas laterais, mas bem arredondadas.

CAUDA: Inserida baixa, saliente e reta, depois inclinando para baixo. Redonda, lisa, sem franjas ou pelos ásperos. De comprimento moderado, mais curta do que longa, grossa na raiz, afilando rapidamente para uma ponta fina. 
 

  • MEMBROS

 

ANTERIORES: Pernas curtas em proporção às pernas posteriores, mas não tão curtas que o dorso pareça longo ou prejudique a atividade do cão. 

Ombros: Largos, oblíquos e profundos, muito poderosos e musculosos, dando a aparência de serem unidos ao corpo.

Cotovelos: Longos e colocados bem longe das costelas

Metacarpos: Curtos, retos e fortes.

 

Patas: Retas e viradas muito ligeiramente para fora; de tamanho médio e moderadamente redondas. Dedos compactos e grossos, bem separados, com juntas proeminentes e altas.

POSTERIORES: Pernas grandes e musculosas, ligeiramente mais longas em proporção que às anteriores. Pernas longas e musculosas do lombo aos jarretes.

Joelhos: Virados muito ligeiramente para fora.

 

Jarretes: Ligeiramente angulados, bem descidos.

 

Patas: Redondas e compactas. Dedos compactos e grossos, bem separados, com juntas proeminentes e altas.

  • MOVIMENTAÇÃO: Parecendo andar a passos curtos e rápidos, na ponta dos dedos. As patas posteriores não se elevam muito, parecendo roçar o chão. Quando o cão se movimenta rapidamente, um ou outro ombro avança. Uma movimentação sem defeitos é de suma importância.
     

  • PELAGEM

Pelo: De textura fina, curto, fechado e liso (duro unicamente por ser curto e fechado, mas não de arame).
 

  • COR: Fulvo, tigrado ou não, com ou sem manchas brancas.
     

  1. Pelagem sem manchas brancas: 

    Tigrado: Pelagem fulvo com ranhuras transversais de rajado escuro dando uma aparência de “tigre”, a pelagem fortemente tigrada não deve esconder a máscara de fundo fulvo. Uma máscara preta deve estar presente. Manchas brancas limitadas presentes ou não. 

    Fulvo: Pelagem uniforme, de nuance fulvo claro ao fulvo escuro, apresentando, algumas vezes, uma atenuação de cor, com ou sem máscara preta, pelagem com máscara sendo preferida. Manchas brancas limitadas presentes ou não.

     

  2. Pelagem com manchas brancas:  


       Tigrado: com moderada ou intensa quantidade de manchas brancas

       Fulvo: com moderada ou intensa quantidade de manchas brancas. 


       Para todas as pelagens, a trufa é negra, jamais marrom nem azul. 

 

PESO: Machos: 25 kg; Fêmeas: 23kg

  • FALTAS 

Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

 

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

  • NOTAS

 

• Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

• Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

bottom of page