top of page
WhatsApp Image 2023-05-12 at 20.21.05.jpeg

Bullmastiff Brasileiro

APARÊNCIA GERAL: Estrutura compacta para o tamanho, de grande força física, robusto, um cão ativo, elegante, de porte médio e proporcional, dando a impressão de potência. A raça deve possuir o estilo Molossóide, variando na proporção de 60-40% entre “Mastiff” e “Bulldog”, respectivamente, com matrizes mais leves e padreadores mais pesados.

• RESUMO HISTÓRICO:

O manejo rústico aliado a uma forte pressão de seleção em Fazendas de gado de corte e leite em Minas Gerais, formaram as linhagens atuais de Bullmastiff Brasileiro. Os indivíduos escolhidos foram os das raças: Tosa-Inú, Dogue de Bourdeaux, Bullmastiff inglês, Rottweiler, American Pit Bull Terrier, Cane Corso, cruzadas com cães T.F.B. (Tradicionais Filas Brasileiros) encontrados em Fazendas Mineiras, durante o período de formação da raça. Os indivíduos selecionados depois do cruzamento com TFB'S, forneceram material genético para a tarefa de resgatar exemplares típicos chamados:  Bull & Mastiff’s que existiam em diversos locais na Europa e no Brasil durante o período entre o século 19 até o fim do século 20.

A raça foi desenvolvida para trabalho em fazendas, sendo a conformação flexível, permitindo a seleção em função do temperamento. O temperamento e o conjunto elegância, suavidade, lealdade e espiritualidade são as características mais desejáveis da raça.

País de Origem: Brasil.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

 Espirituoso,   inteligente e  dócil   com   as  pessoas  da  casa. Cão de extrema coragem, mostrando submissão ao  dono. Amistoso com a criação e destemido quando provocado ou em comando. Cão de “poucos amigos”, principalmente quando o dono não está em casa. Como boiadeiro, deve servir ao uso geral  em  fazendas  de  gado de leite e de corte,  devendo  ter  a  capacidade   de   juntar   um rebanho trazendo-os para o curral sem morder ou derrubá-los. Sensitivo para defender o gado de predadores eventuais e hábil para identificar, estranhos e intrusos.

 

CABEÇA/CRÂNIO

A cabeça deve ser pesada, larga e robusta. É a característica conformacional mais marcante na raça. O comprimento do focinho não deve igualar-      se ao do crânio, deve ser ligeiramente menor, porém sem exagero. A cabeça ideal é 60% “Mastiff” e o 40% “Bulldog”.

  • REGIÃO FACIAL
     

Focinho: Mascara preta é desejável.

Trufa: Preta, ou vermelha seguindo preferencialmente a cor da pelagem.
 

Maxilares e Dentes:

Mandíbula forte e potente é o desejável. A mordida pesada é típica na raça e deve ser fator preponderante na seleção dos padreadores e matrizes.

Olhos: Ovais ou amendoados podendo ser levemente arredondado, de cor próxima ao da pelagem. 


Orelhas:

Médias, pendentes, com a pele grossa. Olhando de frente o formato em "V fechado" quando em atenção é o desejável, sendo largas  na  base.  A implantação de orelhas na linha dos olhos é desejável sem exagero para cima ou para baixo.

PESCOÇO: Grosso, forte, com barbelas.
 

CAUDA: Em forma de sabre, sem desviar-se para os lados. Trazida baixa quando em repouso e em bandeira quando atento ou em movimento.

  • MEMBROS

 

ANTERIORES:  O conjunto ombro pernas dianteiras deve ser visivelmente musculosa denotando potencia em conjunto com o tórax, que deve ser amplo e com boa profundidade de peito. As patas devem ser grandes e proporcionais ao tamanho do cão. Patas com dedos abertos e ou espalhados e com angulações incorretas é uma falta grave.
 

POSTERIORES: A parte traseira principalmente na região lombar deve ser bem musculosa com pernas bem torneadas. Angulações corretas na região coxo- femoral e nos jarretes. Garupa forte e arredonda.

  • MOVIMENTAÇÃO: O galope é de grande velocidade e elasticidade. Quando em trote deve aparentar suavidade, sofisticação e charme.
     

  • PELAGEM

Pelo: Pelo curto.

  • COR: Qualquer variação de tigrados, pretos, vermelhos, azuis, baios  e  brancos  são permitidos. A preferência da cor é em função da camuflagem nas diferentes vegetações naturais e diferentes luminosidades (dia e noites de lua ou sem).

 

TAMANHO: Ideal é até 69 cm na cernelha para macho,  e 60 cm para fêmea, podendo variar 10cm para baixo.

 

PESO: Ideal é 50 Kg, podendo variar 10% para cima nos machos e para baixo nas fêmeas.
                     

  • FALTAS 

Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

• Qualquer desproporção, característica exagerada que possa interferir com a atividade física ou habilidade para o trabalho.
• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou comportamental deve ser desqualificado

  • NOTAS

 

• Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

• Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

bottom of page