top of page

Cane Corso

APARÊNCIA GERAL: De tamanho médio para grande. Cão robusto e vigoroso, contudo, com muita elegância. Músculos esguios e poderosos.
 

Personalidade: Obediente, ágil e guardião.
 

Nível de energia: Muito Ativo. 
 

Bom com crianças: Sim.

 

Bom com outros cães: Com supervisão.

 

Grooming: Sazonal.

 

Expectativa de vida: 10-12 anos.

Nível de latido: Late quando necessário.

  • RESUMO HISTÓRICO 

O seu descendente direto é antigo Molosso Romano. Anteriormente espalhada por toda a Itália, no passado recente, a raça era prevalente apenas na província da Apulia e nas regiões adjacentes do sul da Itália. Seu nome deriva do Latim “cohors”, que significa “protetor, guardião da fazenda”.

País de Origem: Itália.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Guardião de propriedade, da família e do gado; é extremamente ágil e obediente. No passado, foi utilizado para guardar o gado e caçar animais grandes.
 

CABEÇA: Larga e tipicamente molossóide. Uma ligeira convergência dos eixos longitudinais superiores do crânio e do focinho, mas sem rugas evidentes.

  • REGIÃO CRANIANA 
     

Crânio: Largo no nível dos arcos zigomáticos, sua largura é igual ou maior do que seu comprimento. Convexo na fronte, e se achata ligeiramente atrás da testa até o occipital. O sulco médio frontal é visível, começando no ‘stop’ e terminando aproximadamente no meio do crânio.

 

Stop: Bem definido, com seios frontais proeminentes.

 

  • REGIÃO FACIAL

 

Trufa: Preta. Uma máscara cinza tem uma trufa de cor da mesma nuance. Trufa larga, com narinas amplamente abertas. Trufa localizada na mesma linha que a cana nasal. 

 

Focinho: Forte, quadrado, visivelmente mais curto que o crânio, relação crânio:focinho de aproximadamente 2:1. A parte frontal do focinho é plana; suas faces laterais são paralelas; o focinho é tão largo quanto longo. Visto de lado, é profundo. Vista de perfil, a cana nasal é reta.

 

Lábios: Os lábios superiores, vistos de frente, formam um “U” invertido no seu ponto de encontro; vistos de lado, pendem moderadamente. Eles cobrem a mandíbula e determinam o perfil da parte inferior do focinho.

 

Maxilares e Dentes: Os maxilares são muito largos, espessos e curvados. Ligeiro prognatismo inferior, mas não mais que 5 mm. A mordedura em pinça (torquês) é tolerável, mas não desejada. Bochechas: A região massetérica é totalmente evidente, mas não bojuda.

 

Olhos: São de tamanho médio, ligeiramente protuberantes, mas nunca exagerado. Fecham-se em formato oval, inseridos bem separados quase na posição subfrontal. As pálpebras são bem aderentes. A cor da íris é a mais escura possível, mas de acordo com a cor da pelagem. A expressão é viva e alerta.

 

Orelhas: Triangulares, pendentes, de tamanho médio. Com uma ampla base, localizada muito acima dos arcos zigomáticos. As orelhas não são cortadas.

 

PESCOÇO: Forte, musculoso, tão longo quanto a cabeça.

 

TRONCO: O tronco é ligeiramente mais longo do que a altura na cernelha. De constituição forte, mas não quadrada.

 

Cernelha: Pronunciada, elevada acima do nível da garupa.

 

Dorso: Reto, bem musculoso e firme.

 

Lombo: Curto e forte.

 

Garupa: Longa e larga, ligeiramente inclinada.

 

Peito: Tórax bem desenvolvido em todas as dimensões, desce até o cotovelo. 

 

CAUDA: Natural. Inserida relativamente alta; muito grossa na raiz. Em ação, portada alta, mas nunca ereta ou enrolada.

  • MEMBROS

 

ANTERIORES

 

Ombros: Longos, oblíquos, bem musculosos.

 

Braços: Fortes.

 

Antebraços: Retos, muito fortes.

 

Carpos: Elásticos.

 

Metacarpos: Elásticos e apenas ligeiramente inclinados.

 

Patas anteriores: Patas de gato.

 

POSTERIORES

Coxas: Longas, largas, com a linha posterior da coxa convexa.

 

Pernas: Secas, não carnudas. Joelhos: sólidos, moderadamente angulados.

 

Jarretes: Moderadamente angulados.

 

Metatarsos: Espessos e resistentes.

 

Patas posteriores: Um pouco menos compactas do que as patas anteriores.

 

  • MOVIMENTAÇÃO: Passadas longas, trote alongado; o trote é a movimentação preferida.

 

PELE: Espessa e bem aderente.

 

PELAGEM

 

Pelo: Curto, brilhante, muito denso com um leve subpelo de textura vítrea.
 

Cor: Preto, cinza chumbo, cinza ardósia, cinza claro, fulvo claro; vermelho cervo e fulvo escuro; cor de trigo escuro (listras em diferentes tons de fulvo ou cinza); em cães fulvos e tigrados, a máscara preta ou cinza no focinho não deve ultrapassar a linha dos olhos. Uma pequena mancha branca no peito, na ponta dos dedos e sobre a cana nasal é aceitável.

 

TAMANHO: Altura na cernelha: Machos: 64 – 68 cm. Fêmeas: 60 – 64 cm. Com uma tolerância de 2 cm acima ou abaixo dos tamanhos.

 

PESO: Machos: 45 – 50 kg. Fêmeas: 40 – 45 kg. Peso de acordo com o tamanho do cão.O crânio deve ser plano e de largura moderada, diminuindo gradualmente em largura para os olhos e se estreitando para o focinho.
 

  • FALTAS 

Qualquer desvio em relação a este padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

• Cães atípicos.

bottom of page