top of page

Cocker Spaniel Americano

APARÊNCIA GERAL: Compacto, atarracado com uma cabeça refinada e bem cinzelada, com o conjunto integralmente balanceado e de tamanho ideal. Ombros bem apoiados sobre os membros anteriores, com uma linha superior ligeiramente descendente. Membros posteriores musculosos e moderadamente angulados. Alegre, saudável, bem balanceado, na movimentação, demonstra um vivo interesse para o trabalho. É mais desejável um cão bem balanceado em todas as suas partes do que um cão com qualidades e defeitos fortemente contrastados.

PROPORÇÕES IMPORTANTES: A medida da ponta do esterno até a parte traseira da coxa é ligeiramente mais longa que a medida do ponto mais alto da cernelha até o chão. O corpo deve ser de suficiente comprimento para permitir uma movimentação livre e firme. O cão nunca pode parecer longo e baixo.

 

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Equilibrado no temperamento, sem nenhuma timidez.

 

CABEÇA: Para obter uma cabeça bem proporcionada, que deve ser bem balanceada com o resto do corpo, é necessário englobar uma expressão inteligente, alerta, suave e atraente.

  • REGIÃO CRANIANA

 

Crânio: Redondo sem exagero, sem nenhuma tendência ao achatamento; sobrancelhas claramente definidas. A estrutura óssea abaixo dos olhos é bem cinzelada.

 

Stop: Pronunciado.

 

  • REGIÃO FACIAL

Trufa: De tamanho suficiente para trazer equilíbrio entre o focinho e as faces, com narinas bem desenvolvidas, típicas do cão de caça. É de cor preta, nos cães pretos, pretos e castanhos e pretos e brancos; em outras cores poderá ser de cor marrom, fígado ou preta, melhor a mais escura. A cor da trufa harmoniza com a cor dos contornos das pálpebras.

Focinho: Largo e profundo. Para ser corretamente balanceado, a distância do stop até a ponta da trufa deve ter a metade da distância do stop ao occipital.

Lábios: O lábio superior é cheio e de profundidade suficiente para cobrir a mandíbula

Maxilares e Dentes: Maxilar quadrado e plano. Dentes fortes e saudáveis, não muito pequenos e com mordedura em tesoura

Bochechas: Não proeminentes..

Olhos: O globo ocular é cheio e olha diretamente para frente. O formato do contorno das pálpebras dá uma ligeira aparência amendoada. O olho não tem aparência frágil ou protrusa. A cor da íris é marrom escura e em geral, a mais escura é melhor.Lobulares, longas, de textura fina, bem revestidas de pelos e inseridas não mais altas do que uma linha situada na parte mais baixa do olho.

Orelhas: Moderadamente longas, espessura moderada, largas, de inserção alta. Portadas caídas rentes às faces, sem dobras, arredondadas nas pontas, nem muito carnudas, nem muito finas. Quando levadas à frente, devem alcançar mais ou menos os cantos da boca.

PESCOÇO: Pescoço de comprimento suficiente para a trufa alcançar facilmente o solo, bem musculado e sem barbelas. Ele se ergue robusto dos ombros e se arqueia ligeiramente para articular-se com a cabeça.

  • TRONCO

Linha Superior: Ligeiramente inclinada dos ombros até a raiz da cauda.

 

Dorso: Forte, inclinando-se ligeiramente e igualmente dos ombros até a inserção da cauda cortada.

 

Peito: Profundo, e seu ponto mais baixo fica no nível ou pouco abaixo dos cotovelos; seu antepeito é suficientemente amplo para dar lugar ao coração e aos pulmões, mas não tão largo a ponto de interferir no movimento dos membros anteriores. Costelas profundas e bem arqueadas.

CAUDA:  A cauda cortada é inserida e portada no prolongamento da linha superior ou ligeiramente acima; nunca vertical como um terrier e nunca tão baixa de modo a indicar timidez. Em movimentação a cauda é alegre.

 

  • MEMBROS

 

ANTERIORES: São retos, paralelos, musculosos e de ossatura forte. Inseridos junto ao corpo bem abaixo da escápula.

 

Ombros: Bem colocados, formando um ângulo com o antebraço de aproximadamente 90°, o que permite ao cão movimentar seus anteriores com facilidade e com alcance considerável para a frente. Os ombros são bem definidos, inclinados sem protrusão e articulados de tal maneira, que o ponto mais alto da cernelha faz um ângulo que permite ajustar-se às costelas bem arqueadas.

 

Cotovelos: Vistos de perfil, com os membros anteriores na vertical, os cotovelos estão diretamente abaixo do ponto mais alto da escápula.

 

Metacarpos: Curtos e fortes. Ergôs nos membros anteriores podem ser removidos.

 

POSTERIORES: Vistos por trás, os membros posteriores são paralelos quando parados e em movimento. São de ossatura forte e musculosos.

 

Joelhos: Com angulações moderadas. Fortes e sem desvios em movimento ou parado.

 

Jarretes: Fortes.

 

Patas: Compactas, grandes, redondas e firmes com almofadas grossas. Elas não viram nem para fora, nem para dentro

MOVIMENTAÇÃO: O pré-requisito para uma boa movimentação é o equilíbrio entre o trem anterior e o posterior. Ele tem os ombros e os membros dianteiros corretamente construídos, para contrabalançar a força propulsora dos posteriores. Acima de tudo, sua movimentação é coordenada, suave e fácil. O cão deve ter um bom alcance em sua movimentação. Animação excessiva não deve ser confundida com movimentação adequada.

 

  • PELAGEM

 

Na cabeça, curta e fina; no corpo, de comprimento médio, há bastante subpelo para proteção. As orelhas, peito, abdômen e pernas são bem franjados, mas sem excesso a ponto de esconder as verdadeiras linhas e movimento de um cocker spaniel, ou afetar sua aparência e a função de um cão de caça moderadamente peludo. A textura é muito importante. A pelagem é sedosa, lisa ou ligeiramente ondulada e de uma textura de fáceis cuidados. Pelagem excessiva enrolada ou textura de algodão devem ser severamente penalizadas. O uso de máquina de tosar para o dorso é indesejável. A tosa para realçar as linhas verdadeiras do cão deve ser feita de maneira a parecer o mais natural possível.

 

  • COR

 

  1. Variedade Preto: Cor preta sólida, incluindo o preto com manchas castanhas. O preto deve ser azeviche. Nuanças de marrom ou fígado na pelagem não são desejáveis. Uma pequena mancha branca no peito e/ou na garganta é admissível. Em qualquer outra região dever ser desqualificada.
     

  2. Variedade Any Solid Color Other than Black (ASCOB): Qualquer outra cor sólida exceto preto indo do creme mais claro até o vermelho mais escuro, incluindo marrom e marrom com manchas castanhas. A cor deve ser de um tom uniforme, mas uma cor mais clara nas franjas é permitida. Uma pequena mancha branca no peito e/ou na garganta é admissível.
     

  3. Variedade Particolor: Duas ou mais cores definidas, uma das quais deverá ser necessariamente branca. Preto e branco, vermelho e branco (o vermelho pode ter tons do creme mais claro ao vermelho escuro), marrom e branco e ruãos, incluindo essas cores com marcas de castanho. É preferível que as marcas castanhas sejam localizadas nos mesmos lugares das marcas castanhas nas variedades preto e ASCOB. Os exemplares de cor ruão são classificados como particolor, e podem ser de qualquer tipo de ruão. Se uma cor ocupar uma área igual ou maior que 90% (noventa por cento), deverá ser desqualificado.
     

  4. Marcação castanho: A cor castanho pode ir do mais leve tom de creme até o tom mais escuro do vermelho, e fica restrita a 10% (dez por cento) ou menos da cor do exemplar. Marcas de castanho em excesso (mais de 10%) são desqualificantes.

    No caso das variedades Preto ou ASCOB, as marcas deverão ser localizadas como segue:


    a. Um ponto de castanho acima de cada olho.
    b. De cada lado do focinho e das bochechas.
    c. Nas faces internas das orelhas.
    d. Nas quatro patas e/ou nos membros.
    e. Sob a cauda.
    f. No peito, opcional: presença ou ausência não deve ser penalizada.


    As marcas de castanho que não forem nitidamente visíveis ou que sejam só vestígios devem ser penalizadas. As marcas de castanho no focinho que se estenderem por sobre o focinho e se juntarem, também serão penalizadas. Em um cão das variedades preto ou ASCOB marcado de castanho, a ausência de marcação em qualquer uma das localizações especificadas, é desqualificante.

 

TAMANHO: O tamanho ideal, na cernelha, para um cão adulto é de 38,1 cm e para a fêmea 35,56 cm. A altura pode variar em 1,27 cm para cima ou para baixo da altura ideal. O macho cujo tamanho ultrapasse 39,37 cm ou uma fêmea cujo tamanho exceda 36,83 cm deverão ser desqualificados. Um macho adulto cuja altura seja menor que 36,83 cm ou uma fêmea adulta cuja altura seja menor que 34,29 cm deverão ser penalizados. A altura é determinada por uma linha perpendicular do chão até o topo da cernelha, o cão em stay natural, com seus anteriores e posteriores paralelos à linha de medida.

  • FALTAS 

 

Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.

  • FALTAS DESQUALIFICANTES

• Agressividade ou timidez excessiva.
• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

• Cor e marcações: As cores anteriormente mencionadas são as únicas cores ou combinações de cores aceitáveis. Todas as outras cores ou combinações de cores implicam em desqualificação.

• Pretos: Manchas brancas, exceto no peito e garganta.

• ASCOB: Manchas brancas, exceto no peito e garganta.

• Particolor: A cor principal em 90% ou mais.

• Manchas Castanhas: (1) Manchas castanhas em excesso de 10%.
                                       (2) Ausência de marcação castanha nas variedades Preto e ASCOB, em qualquer dos                                             lugares especificados em um cão marcado de castanho.

• Altura: Machos, acima de 39,37cm.

                Fêmeas, acima de 36,83 cm

  • NOTAS

 

• Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

• Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

 

bottom of page