top of page

Collie Pelo Longo

APARÊNCIA GERAL: Apresenta-se como um cão de grande beleza, portando-se com impassível dignidade, sem qualquer desproporção das regiões anatômicas em relação ao conjunto.
 

PROPORÇÕES IMPORTANTES: A estrutura física mantém a linha da potência e atividade, ausência de rusticidade, sem qualquer traço grosseiro. A expressão é o mais importante. Considerando valores relativos, a expressão é formada pelo equilíbrio perfeito da proporção entre o crânio e o focinho, pelo tamanho, forma, cor e inserção dos olhos e correto posicionamento e porte das orelhas.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Amistoso, sem qualquer vestígio de nervosismo ou agressividade. Um grande companheiro, simpático, alegre e ativo, bom com crianças e outros cães

CABEÇA: As características proporcionais da cabeça são da maior importância e devem ser consideradas em relação ao tamanho do cão. Vista de frente ou de perfil, a cabeça apresenta uma figura cuneiforme com limites bem definidos por um contorno suave. O crânio é plano. As faces laterais convergem gradual e suavemente das orelhas à ponta da trufa preta, sem fazer relevo nas bochechas ou afilamento do focinho

  • REGIÃO CRANIANA

 

Crânio: Plano. 

 

Stop: Leve, mas perceptível.

  • REGIÃO FACIAL

Trufa: Sempre preta.

Focinho: Terminação suave; focinho bem arredondado e truncado, nunca quadrado. Focinho não pontiagudo.

Maxilares e Dentes: Maxilares fortes, com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura (isto é, os dentes superiores recobrem os dentes inferiores e são inseridos ortogonalmente aos maxilares). Mandíbula forte e bem definida.

Olhos: Característica muito importante, conferindo sua expressão doce. De tamanho médio (nunca muito pequenos), de inserção suavemente oblíqua, de formato amendoado e de cor marrom escuro, exceto no caso dos exemplares azul-merle, nos quais os olhos são frequentemente (um ou ambos, ou parte de um ou de ambos) azuis ou manchados de azul. Expressão repleta de inteligência, com olhar rápido e alerta quando em atenção.

Orelhas: Pequenas, inseridas no topo do crânio e separadas por um espaço moderado. Em repouso, portadas para trás, mas, em alerta, trazidas para frente e portadas semieretas, ou seja, aproximadamente dois terços da orelha eretos; o terço final naturalmente caído para frente, abaixo da horizontal.

PESCOÇO: Musculoso, poderoso, de bom comprimento e bem arqueado.

  • TRONCO

Dorso: Nivelado e firme.

Lombo: Com ligeira elevação.

 

Peito: Peito profundo e razoavelmente amplo atrás dos ombros. Costelas bem arqueadas.

CAUDA: Longa, com o osso (última vértebra) alcançando, no mínimo, a articulação do jarrete. Em repouso, portada baixa, com uma ligeira curva para cima na ponta. Pode ser portada alegremente (alta) quando excitado, mas nunca sobre o dorso

 

  • MEMBROS

 

ANTERIORES: Retos e musculosos, com ossatura moderada.

 

Ombros: Inclinados e bem angulados.

Cotovelos: Não virados nem para dentro nem para fora.

Metacarpos: Apresentando flexibilidade sem indícios de fraqueza

 

Patas: Ovais, com almofadas (coxins) bem acolchoadas. Dedos arqueados e bem fechados.

 

POSTERIORES

Joelhos: Bem angulados.

 

Metatarsos: Bem descidos e poderosos.

 

Patas: Ovais, com almofadas (coxins) bem acolchoadas. Dedos arqueados e bem fechados entre si. Patas traseiras ligeiramente menos arqueadas

MOVIMENTAÇÃO: : É uma característica particular da raça. Um cão balanceado jamais expulsa os cotovelos, ainda que se movimente com as patas anteriores relativamente próximas. Trançar o passo, cruzar e fazer o “roll” (andar bamboleante) é altamente indesejável. Vistos por trás, os posteriores, da articulação do jarrete ao solo, são paralelos, mas não muito próximos; de perfil, a movimentação é suave. Posteriores potentes e com muito poder de propulsão. É desejável uma passada longa, devendo ser leve e parecer quase sem esforço. Harmonia absoluta é essencial.

 

  • PELAGEM

 

Pelo: A pelagem, sendo muito densa, revela o contorno do cão. Pelos retos, de textura áspera, com subpelos muito suaves, densos e bem fechados a ponto de esconder a pele. Na juba e no ventre, é muito abundante. Bem curto na máscara, no focinho e na extremidade das orelhas, mas contendo mais pelos em direção à sua base; membros anteriores bem franjados; membros posteriores abundantemente franjados acima dos jarretes, sendo mais curtos abaixo destes. O pelo da cauda é profuso.

 

  • COR

 

Três cores são reconhecidas: 
 

  1. “Sable” (Zibelina): Qualquer nuança, desde o dourado claro ao mogno escuro ou “sable” sombreado. As cores palha claro ou creme são altamente indesejáveis.
     

  2. Tricolor: Predominantemente preto com marcas castanho bem saturadas nos membros e na cabeça. Um matiz ferrugem no pelo de cobertura é altamente indesejável.
     

  3. Azul-Merle: Predominantemente claro, azul prateado, salpicado e marmorizado com preto. Marcações em castanho intenso são preferidas, mas sua ausência não deve ser penalizada. Grandes manchas pretas, cor de ardósia ou matiz ferrugem no pelo de cobertura no pelo ou no subpelo são altamente indesejáveis.

 

Todas as cores acima mencionadas podem apresentar marcações brancas típicas do Collie em maior ou menor grau. As seguintes marcações são favoráveis: colar branco, completo ou parte dele; antepeito, pernas e patas brancas; ponta da cauda branca. Uma marca branca pode aparecer no focinho, no crânio ou em ambos. Todo branco ou predominantemente branco é altamente indesejável.

TAMANHO: Machos: 56 a 61 cm.

                      Fêmeas: 51 a 56 cm.

  • FALTAS 

 

Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão e em sua habilidade para executar seu trabalho tradicional.

 

  • FALTAS DESQUALIFICANTES
     

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

  • NOTAS

 

• Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

• Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

bottom of page