top of page

Komondor

APARÊNCIA GERAL: De tamanho grande e fortemente construído. Sua aparência atraente e seu comportamento digno, tanto provoca a admiração quando o medo. Ele não é um adulador por natureza. Seu corpo robusto é coberto por pelos felpudos, encordoados, muito densos e longos. O corpo, visto de perfil, forma um propenso retângulo, quase quadrado. A cabeça coberta por pêlos densos, salienta o tronco. A cauda é portada pendente, com a ponta curvada, quase na horizontal. A cor da pelagem é marfim.
 

Personalidade: Corajoso e fiél.
 

Nível de energia: Moderadamente ativo.

Bom com crianças: Sim.

 

Bom com outros cães: Com supervisão.

 

Grooming: Sazonal.

 

Expectativa de vida: 10-12 anos.

Nível de latido: Late quando necessário.

  • RESUMO HISTÓRICO 

O Komondor é uma antiga raça autóctone húngara, de cães pastores de origem asiática. Seus antepassados vieram, com certeza, com a migração de antigos Magiares, que viviam como nômades criadores de gado na bacia dos Cárpatos.

País de Origem: Hungria.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: É de uma coragem inabalável na guarda, na defesa do rebanho a ele confiado e na propriedade e casa de seu dono. Ele ataca em silêncio e com audácia. Considera seu território como sua propriedade e não tolera nenhuma outra criatura vivendo na propriedade. É desconfiado por natureza. Durante o dia, o Komondor gosta de ficar deitado, mas sempre estrategicamente situado para vigiar seu território. À noite, ele está em constante movimento.

CABEÇA: Larga, em boa proporção com o tronco. Mesmo com sua pelagem profusa não a torna desproporcional.

 

  • REGIÃO CRANIANA

 

Crânio: Abobadado; arcadas superciliares bem desenvolvidas.

 

Stop: Bem desenvolvido, mas não abrupto. 

 

  • REGIÃO FACIAL

 

Trufa: Reta, de corte abrupto, preta.

 

Focinho: Não é pontudo; cana nasal reta.

 

Lábios: Pretos, bem aderentes à boca e aos maxilares. Comissura labial denteada.

 

Maxilares e Dentes: Maxilares bem musculosos, fortes e poderosos. Mordedura em tesoura, completa e regular de acordo com a fórmula dentária.

 

Bochechas: Largas e de comprimento médio.

 

Olhos: Inseridos horizontalmente, marrom escuros. Pálpebras pretas firmemente ajustadas ao globo ocular.

 

Orelhas: De inserção média no crânio abobadado. Claramente pendentes da base em forma de “V” ou “U”. As orelhas não se elevam nem em alerta, nem atacando.

 

PESCOÇO: Muito bem musculoso. Deve formar um ângulo de 35° com a horizontal. Em situações quietas ou calmas, é portado quase em continuação da linha superior. Seu comprimento é mais para curto do que para médio. Sem barbela e sem juba.

 

  • TRONCO

 

Linha superior: As partes do tronco que formam a linha superior são largas e muito bem musculosas.

 

Cernelha: Suficientemente longa, claramente definida na frente.

 

Dorso: Curto.

 

Lombo: De comprimento médio.

 

Garupa: Larga, de comprimento médio, ligeiramente inclinada.

 

Peito: Largo, bem musculoso; de profundidade média, largo e longo.

 

Linha inferior: Ligeiramente esgalgada.

 

CAUDA: Inserida baixa, claramente pendente; com a ponta ligeiramente voltada para cima quase na horizontal. E desejável que a cauda atinja o jarrete. Quando em alerta, a cauda se eleva, no máximo, até a altura da linha dorsal.

 

  • MEMBROS

 

ANTERIORES: O julgamento dos anteriores é altamente prejudicado pelos longos pelos felpudos e encordoados. As pernas dianteiras são como colunas; vistas de frente ou de perfil, são paralelas e verticais. O peito é largo, o que resulta em pernas separadas, fortes e de movimentação livre. Os membros são firmemente unidos ao corpo. A estrutura óssea é forte e poderosa. As articulações são fortes.

 

Ombros: As escápulas são moderadamente inclinadas. Os pontos superiores das escápulas são colocados verticalmente sobre o ponto mais profundo do peito.

 

Patas: Largas, fortes, com dedos bem juntos. As almofadas são cinza ardósia, grossas e bem acolchoadas. Unhas cinza.

 

POSTERIORES: A posição dos membros posteriores sustenta o corpo com angulações moderadas. Continuando a garupa de tamanho médio e larga, membros bem musculosos são desejados.

 

Coxas: Fortemente musculosas, volumosas.

 

Patas: Mais longas que as anteriores, quanto ao restante, idênticas. Ergôs devem ser removidos .

 

  • MOVIMENTAÇÃO: Leve, livre e moderada. A passada é ampla e com boa cobertura de solo.

 

PELE: É bem pigmentada de cor cinza ardósia. Prefere-se a pigmentação escura nas gengivas e no céu da boca. Exemplares com pouca pigmentação ou pele cor-derosa são indesejáveis.

 

  • PELAGEM

 

Pelo: O corpo inteiro é coberto por longos pelos. A pelagem consiste em um pelo de cobertura rústico e de um subpelo mais fino. A pelagem característica é determinada através da relação do pelo de cobertura e do subpelo. A pelagem felpuda, que tende a feltrar, é o básico requerido. Uma pelagem igualmente densa, ondulada e encordoada também é desejada. Os pequenos tufos de pelos são poucos ou não são felpudos. A pelagem é mais longa na garupa, na região lombar e nos posteriores, sobre a coxa, (no mínimo, 20-27 cm). No dorso, nas laterais do peito e na região das escápulas, tem o comprimento médio (15-22 cm). Nas bochechas, nas arcadas superciliares, no topo da cabeça, nas orelhas, no pescoço e nos membros, a pelagem é mais curta (10 - 18cm); e nos lábios e na parte inferior dos membros é mais curta ainda (9 - 11 cm) Nenhuma pelagem penteada, nem completamente negligenciada é desejável.

 

COR: Marfim.

 

TAMANHO: Altura na cernelha: Machos: mínimo 70 cm. Fêmeas: mínimo 65 cm.

 

PESO: Machos: 50 - 60 kg. Fêmeas: 40 - 50 kg. A raça apresenta poucas faltas em “tipo” e é largamente uniforme pelo fato de ter sido criada sempre com o mesmo objetivo.


  •  

  • FALTAS 

Qualquer desvio em relação a este padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

• Cães atípicos.

bottom of page