top of page

Golden Retriever

APARÊNCIA GERAL: Não é surpreendente que o Golden Retriever seja uma das raças de cães mais populares no mundo. Além de serem exuberantes e amigáveis, são cães fortes e trabalhadores pesados. Os Goldens são bons em tudo o que eles fazem, seja caçando, servindo como cães-guia, trabalhando em busca e resgate ou sendo companheiros devotos. 
 

Personalidade: Inteligente, amigável e devotada.
 

Nível de energia: Muito Ativo. Este cão é ativo e enérgico, e precisa de exercícios diários. 
 

Bom com crianças: Sim.

 

Bom com outros cães: Sim.

 

Grooming: Sazonal.

 

Expectativa de vida: 10-12 anos.

Nível de latido: Late quando necessário.

  • RESUMO HISTÓRICO 

No início dos anos 1800, o jogo era abundante na Inglaterra e na Escócia, e a caça era um esporte e uma maneira prática de obter comida. Os Retrievers vieram proeminentes por causa do desejo de um cachorro de tamanho médio que faria bem em wild-fowling, jogo de terras altas e aves aquáticas. A raça estabeleceu sua presença nos anos 30 e 40, como cães de caça e ensaios e demonstrações de campo, e também em ensaios de obediência. A versatilidade, a inteligência e a personalidade agradável da raça se adequam a muitos propósitos e tornou-se uma das raças mais bem-sucedidas, reconhecíveis e populares em todas as áreas de competição.

País de Origem: Grã-Bretanha.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Com seu temperamento amigável e sua cor dourada, esta raça é linda de se olhar e uma alegria a ser própria. Enquanto Goldens pode se adaptar a praticamente qualquer situação de vida, eles precisam de um exercício diário considerável para manter a aptidão física e mental. O tempo gasto na companhia de pessoas dentro de casa pode e deve ser complementado com o tempo gasto em passeios diários ou jogar em uma área protegida cercada. Sem o companheirismo das pessoas e o exercício adequado, o seu Golden pode exibir comportamentos atípicos do bem-ocupado animal de estimação e membro da família. O treinamento básico de obediência é uma parte essencial da propriedade responsável do cão. Isso fará do seu cão um melhor companheiro e ajudará a estabelecer um vínculo mais forte entre vocês dois. Seu Golden não quer mais nada da vida do que agradar você.

CABEÇA:

  • REGIÃO CRANIANA 
     

Crânio: Largo, ligeiramente arqueado lateralmente e longitudinalmente sem proeminência de ossos frontais (testa) ou ossos occipitais.
 

Stop: Bem definido, mas não abrupto.
 

  • REGIÃO FACIAL

 

Focinho: De perfil direto, misturando-se suave e fortemente com o crânio; quando visto em perfil ou de cima, é um pouco mais profundo e mais largo. A remoção de bigodes é permitida, mas não preferida.
 

Trufa: Preto ou acastanhado preto. A trufa rosa ou falta de pigmentação é uma falta grave.

Maxilares e Dentes: Mordida em tesoura, na qual o lado externo dos incisivos inferiores toca o lado interno dos incisivos superiores. A falta ou a mordida excessiva é uma desqualificação. Desalinhamento dos dentes (irregular colocação de incisivos) ou uma mordida de nível (os incisivos encontram-se de um lado a outro) é indesejável. Dentição completa. Vazões óbvias são falhas graves.

 

Lábios: Desenvolvidos moderadamente, bastante secos e possuem espessura média.

 

Expressão: Inteligente e alerta.

Olhos: Olhos amigáveis e inteligentes em expressão, de tamanho médio, bem separados e razoavelmente profundos. Cor de preferência marrom escuro; marrom médio aceitável. Os olhos inclinados e os olhos estreitos e triangulares prejudicam a expressão correta e devem ser criticados. 


Orelhas: Curtas com borda dianteira bem atrás e logo acima do olho e caindo perto da bochecha. Quando puxado para a frente, a ponta da orelha deve apenas cobrir o olho. 
 

PESCOÇO: Pescoço médio/longo, fundindo-se gradualmente nos ombros, bem descontraídos,   aparência robusta e musculosa. Sem garganta.

  • TRONCO
     

Linha Superior: Nivelado.
 

Dorso: Bem desenvolvido.

CAUDA: Inserida e portada no nível do dorso, alcançando os jarretes, sem curvatura na ponta.

  • MEMBROS

 

ANTERIORES

Braços: De igual comprimento ao da escápula, colocando as pernas bem debaixo do tronco.

Cotovelos: Bem aderentes ao peito.
 

Patas: Redondas; pés de gato.
 

POSTERIORES

Jarretes: Bem descidos; retos, quando vistos por trás, não virando nem para fora, nem para dentro. Jarretes de vaca são altamente indesejáveis.

Patas: Redondas; pés de gato.

  • MOVIMENTAÇÃO: Movimentação elástica e leve.
     

  • PELAGEM

Pelo: Liso ou ondulado, bem franjado. Subpelo denso e resistente às intempéries.

  • COR: Qualquer tom de dourado ou creme. Nem vermelho, nem mogno. Somente alguns pelos brancos no peito são permitidos.

 

TAMANHO: Fêmeas - 51 a 56 cm/Machos - 56 a 61 cm

  • FALTAS 

Qualquer desvio em relação a este padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

• Cães atípicos.

bottom of page