top of page

Keeshond

APARÊNCIA GERAL: O Keeshond é um cão natural e bonito, de corpo bem equilibrado e curto, atraindo atenção por sua coloração e expressão inteligente. Sua cauda enrolada sobre as costas, sua expressão de raposa e suas pequenas orelhas pontudas também chamam muita atenção. Seu pelo  é muito espesso ao redor do pescoço, na parte anterior dos ombros e no peito, formando um "juba" principalmente nos machos. Sua cabeça, orelhas e pernas estão cobertas de cabelos grossos e curtos.

 

Personalidade: Extrovertido, vivo, amigável para todos.

 

Nível de energia: Um pouco ativo; aprecia várias caminhadas por dia.

 

Bom com crianças: Sim.

 

Bom com outros cães: Com supervisão.

 

Grooming: Semanalmente.

 

Expectativa de vida: 12-15 anos.

Nível de latido: Late quando necessário.

  • RESUMO HISTÓRICO 

 

A raça serviu durante inúmeros anos em pequenos navios chamados rijnaken, que foram encontrados em grande número no rio Reno. A origem é no Ártico, ou possivelmente o Sub-Ártico, e é das mesmas cepas que produziram o Samoieda, o Chow Chow, o Elkhound, o Spitz Finlandês e o Pomerânia.

País de Origem: Alemanha.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: O temperamento é de primordial importância. O Keeshond não é tímido nem Agressivo, mas, em vez disso, é extrovertido e amigável com pessoas e outros cães. O Keeshond É um companheiro animado, inteligente, alerta e afetuoso.

 

CABEÇA:

  • REGIÃO CRANIANA 
     

Crânio: A cabeça deve ser bem proporcional ao corpo. Cabeça de maçã ou ausência de stop são faltas.

 

Stop: Definido.

  • REGIÃO FACIAL

 

Focinho: De comprimento médio; nem muito fino nem muito grosso, e bem proporcional ao crânio.

Trufa: A trufa é completamente pigmentada de preto em cães manchados de preto e marrom em cães manchados de fígado.

Maxilares e Dentes: Os dentes devem ser sólidos e forte em uma mordida de tesoura.

 

Lábios: Os lábios devem ser pretos não são grossos ou flacidez, e não possuem rugas no canto da boca.

 

Expressão: A expressão depende de uma característica única chamada de "óculos" - uma combinação de marcas e sombreamentos na área orbital, que deve incluir uma delicada, linha escura inclinada no canto exterior de cada olho em direção ao canto inferior de cada orelha, juntamente com sobrancelhas expressivas. As marcas (ou sombreados) no rosto e na cabeça devem apresentar um aparência agradável, conferindo ao cão uma expressão alerta e inteligente.

 

Olhos: Devem ser de cor marrom escuro, de tamanho médio, em forma de amêndoa, ajustados obliquamente. Nem muito distantes, nem muito próximos. 


Orelhas: As orelhas devem ser pequenas, triangulares, de inserção alta e eretas. O tamanho deve ser proporcional à aproximação da cabeça em relação a distância do canto externo do olho até a borda mais próxima da orelha.

PESCOÇOO pescoço deve ser moderadamente longo, bem moldado e bem ajustado aos ombros.

  • TRONCO
     

Linha Superior: A linha superior é suave.

Dorso: Dorso forte, linha superior ligeiramente arqueada.

CAUDA: A cauda deve ser moderadamente longa e bem emplumada, colocada no alto e bem encurralada sobre as costas. Deve ficar plana e próxima ao corpo. A cauda deve formar parte da "silhueta" do corpo do cão.

  • MEMBROS

 

ANTERIORES

Braços: Devem ser vistos diretamente de qualquer ângulo.

 

Cotovelos: Estão próximos do corpo

 

Patas: Devem ser compactas, bem arredondadas. Os dedos são bem arqueados, com unhas pretas.

POSTERIORES: A angulação na parte traseira deve ser entre leve a moderada, criando equilíbrio e marcha típica.

Jarretes: São bem definidos.

Pernas: São retas, fortes e com osso resistente.

Patas: Devem ser compactas, bem arredondadas. Os dedos são bem arqueados, com unhas pretas.

  • MOVIMENTAÇÃO: O andar do Keeshond é exclusivo da raça. Os cães devem se mover corajosamente e manter a cauda enrolada nas costas. Devem mover-se de forma limpa e rápida.
     

  • PELAGEM

Pelo: O corpo deve ser abundantemente coberto de pelos longos, retos e ásperos, bem afastados. Na cabeça, incluindo focinho, crânio e orelhas, devem possuir uma cobertura suave e macia com pelo curto, de textura aveludada nas orelhas.  O pescoço é coberto com uma juba debaixo da mandíbula e cobrindo toda a parte da frente dos ombros e peito, bem como a parte superior dos ombros. O pelo nas pernas deve ser liso e curto, com exceção as pernas da frente e as "calças" nas pernas traseiras. As pernas devem ser profusamente emplumadas até os jarretes, e não abaixo. A cauda deve possuir uma pluma rica. O Keeshond deve ser exibido em um estado natural é admissível aparar apenas os pés - se desejado - bigodes. Aparar diferente do descrito deve ser severamente penalizado

  • COR: Marcado e sombreado. O Keeshond é uma mistura de cinza, preto e creme. Essa coloração pode variar de leve a escura. Filhotes geralmente são menos marcados. 

    Cabeça: O focinho deve ser de cor escura, deve apresentar a marcação do "óculos" como descrito anteriormente, que é um característica muito forte na raça; as orelhas devem ser bem escuras quase pretas.

    Ombros e Pernas: A cor das pernas são mais leves que a cor do corpo. As marcas da linha do ombro de cinza claro devem estar bem definidas.


    Patas: São da cor creme.


     

TAMANHO: 49 cm +/- 6 cm.

  • FALTAS 

Qualquer desvio em relação a este padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

• Marcações brancas pronunciadas.

• Marcas pretas mais do que meio caminho abaixo da perna dianteira.

• Pé ou pés brancos.

• Dentes e mordida desalinhada.

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Ausência de linhas escuras que formam os "óculos".

• Olhos de cor clara.

As orelhas não erguerem-se quando em atenção.

• Cauda não estar perto das costas.

• Pelos sedosos, curtos e enrolados.

• Totalmente preto ou branco, ou qualquer cor sólida;

• Qualquer desvio pronunciado da cor conforme descrito.

  • NOTAS

 

• Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

• Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

bottom of page