Lowchen
APARÊNCIA GERAL: Um cão pequeno, brilhante e animado que se originou como uma raça companheira na Europa pré-renascentista, onde as damas da corte prepararam-na à semelhança de um pequeno leão.
Personalidade: Carinhoso, amigável e companheiro.
Nível de energia: Ativo e ágil, gostam de praticar exercícios.
Bom com crianças: Sim.
Bom com outros cães: Com supervisão.
Grooming: Semanalmente.
Expectativa de vida: 12-14 anos.
Nível de latido: Late quando necessário.
-
RESUMO HISTÓRICO
Significado "pequeno leão" em alemão, o Lwchen é um cão pequeno, brilhante e animado. A raça foi apreciada pelas damas da corte de Borgonha. Foi especialmente no século XVII que a raça era frequentemente representada em obras de pintores. A raça é possivelmente da Alemanha, embora por muitos anos se acreditasse ter sua origem no Mediterrâneo, independentemente da origem, sabemos que o Löwchen tem sido uma raça distinta há mais de 400 anos.
País de Origem: França.
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: O Lowchen é alerta, inteligente e afetuoso com as principais qualidades de um cão companheiro e amoroso. Tem uma personalidade animada, extrovertida e curiosa.
CABEÇA:
-
REGIÃO CRANIANA
Crânio: Amplo e relativamente plano de orelha a orelha.
Stop: Moderadamente definido.
-
REGIÃO FACIAL
Focinho: O comprimento do nariz à base do stop é dois terços do comprimento da base do stop ao occipital. O focinho está bem preenchido e relativamente largo com profundidade moderada.
Trufa: Completamente pigmentada.
Maxilares e Dentes: A mandíbula é larga o suficiente para acomodar todos os incisivos em uma linha reta. A mordida é uma tesoura e os dentes são bastante grandes e bem espaçados com dentição completa.
Lábios: Os lábios são apertados, com a cor igual a do nariz.
Expressão: A expressão é brilhante, alerta e animada.
Olhos: Os olhos estão bem colocados no crânio, redondos em forma, grandes e bem separados. São de cor marrom escuro; cães mais claros podem ter olhos castanhos mais claros, mas olhos mais escuros são preferidos.
Orelhas: As orelhas são pendentes, de comprimento moderado, bem franjadas e ajustadas ligeiramente acima do nível do olho
PESCOÇO: O pescoço é de bom comprimento com um arco leve, encaixando-se suavemente nos ombros e linha superior.
-
TRONCO
Linha Superior: A linha superior é do nível da garganta ao começo da cauda.
Dorso: Dorso forte, linha superior ligeiramente arqueada.
CAUDA: A cauda está alta e carregada e bem arqueada, tocando nas costas quando o cão está se movendo. A cauda caída enquanto está parado não deve ser penalidade.
-
MEMBROS
ANTERIORES
Braços: O braço é de igual comprimento para o ombro e os dois se encontram em um ângulo próximo de 90 graus.
Cotovelos: São mantidos perto do corpo.
Patas: Com almofadas profundas, e os dois dedos centrais são ligeiramente adiantados dos dois dedos externos. Unhas relativamente pequenas.
POSTERIORES: A angulação na parte traseira deve ser entre leve a moderada, criando equilíbrio e marcha típica.
Jarretes: Bem desviados e perpendiculares ao solo de qualquer ângulo.
Pernas: Bem musculosas e de aproximadamente igual comprimento com o osso médio.
Patas: Com almofadas profundas, e os dois dedos centrais são ligeiramente adiantados dos dois dedos externos. Unhas relativamente pequenas.
-
MOVIMENTAÇÃO: Movimento no trote é leve, com um bom alcance na frente e extensão completa na parte traseira. De frente, as pernas dianteiras se deslocam em linhas quase paralelas, convergindo ligeiramente à medida que a velocidade aumenta. Da parte de trás, as pernas se movem em linhas quase paralelas e na mesma linha de movimento que as pernas dianteiras, convergindo ligeiramente à medida que a velocidade aumenta. O corpo permanece quase quadrado e a linha superior é mantida firme e nivelada, com a cauda transportada curvada sobre as costas e a cabeça segura acima do nível das costas.
-
PELAGEM
Pelo: Consiste em pelos macios de diâmetros variáveis com pelos densos mais notáveis ao redor do pescoço e cernelha. O pelo pode cair de cada lado, mas nunca deve ser dividido artificialmente. Tem uma aparência leve a moderadamente ondulada.
-
COR: Todas as cores e combinações de cores são aceitáveis, sem qualquer preferência dada.
TAMANHO: 26 a 32 cm.
-
FALTAS
Qualquer desvio em relação a este padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.
FALTAS DESQUALIFICANTES
• Agressividade ou timidez excessiva.
• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.
• Despigmentação total ou parcial da trufa, lábios e pálpebras, ou outra cor que não a preta, ou marrom escura para os cães de pelagem marrom ou derivados.
• Trufa arrebitada.
• Ausência de um ou mais incisivos ou caninos.
• Prognatismo superior ou inferior.
• Olhos: Pequenos, de forma amendoada, salientes, muito claros ou porcelanizados. • Entrópio; ectrópio. • Orelhas: Insuficientemente longas ou sem franjas.
• Cauda enrolada em anel.
• Pelagem: Encaracolada, muito curta, falta de ondulações.
• Grave malformação anatômica.
-
NOTAS
• Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
• Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.