top of page

Norfolk Terrier

APARÊNCIA GERAL: É um dos menores “terriers”. Pequeno, vivaz, compacto e forte, dorso curto, boa substância e ossatura. As cicatrizes de honra, adquiridas na função, são permitidas.

Personalidade: Vigoroso, amável e destemido.
 

Nível de energia: Muito Ativo. Este cão é ativo e enérgico, e precisa de exercícios diários. 
 

Bom com crianças: Sim.

 

Bom com outros cães: Com supervisão.

 

Grooming: Semanal.

 

Expectativa de vida: 12-15 anos.

Nível de latido: Alto.

  • RESUMO HISTÓRICO 

O Norfolk e o Norwich Terrier têm seus nomes, obviamente, do condado e da cidade, embora atrasando o relógio para o início e meados da década de 1800 não houve tal distinção, sendo este apenas um cão de fazenda em geral. “Glen of Imaals”,“Red Cairn Terrier” e “Dandie Dinmonts” estão entre as raças por trás desses “East Anglia Terriers” e da progênie vermelha resultante surgiram os atuais Norwich e Norfolk Terrier. Um típico terrier de pernas curtas, com um corpo sólido e compacto e que tem sido usado não só na caça à raposa e ao texugo, mas, também, aos ratos. Ele tem uma disposição encantadora, é totalmente destemido, mas não é de começar uma briga. Como um trabalhador, ele não desiste diante de um feroz adversário subterrâneo, e a referência, em seu padrão, à aceitação de "cicatrizes honrosas a partir do desgaste natural”, é uma boa indicação de seu tipo de função. O Norwich Terrier foi aceito no “Kennel Club Breed Registrer” em 1932, e era conhecido como Norwich Terrier de orelhas caídas (hoje conhecidos como Norfolk Terriers) e Norwich Terrier de orelhas em pé. As raças foram separadas em 1964, e a variedade de orelhas caídas ganhou o nome de Norfolk Terrier.

País de Origem: Grã-Bretanha.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: É um “demônio” para seu tamanho. De índole amável, não é brigão, de constituição vigorosa; alerta e destemido.

CABEÇA 

  • REGIÃO CRANIANA

 

Crânio: Largo, apenas ligeiramente arredondado, com boa largura entre as orelhas.

 

Stop: Bem definido.

 

  • REGIÃO FACIAL

 

Focinho: Cuneiforme e forte. O comprimento do focinho é um terço menor que a medida entre o occipital e o stop.

 

Lábios: Bem aderentes. 

 

Maxilares e Dentes: Maxilares fortes, dentes fortes e muito grandes; com uma perfeita e regular mordedura em tesoura, isto é, os dentes superiores recobrem os dentes inferiores e são inseridos ortogonalmente aos maxilares.

 

Olhos: De formato oval; de cor marrom escuro ou preto. Expressão alerta, vivaz e inteligente.

 

Orelhas: De tamanho médio, em forma de “V”, ligeiramente arredondadas nas pontas, portadas caídas para frente, próximas às bochechas.

 

PESCOÇO: Forte e de comprimento médio.

 

  • TRONCO: Compacto.

 

Linha superior: Nivelada.

 

Dorso: Curto.

 

Peito: Costelas bem arqueadas.

 

CAUDA: De comprimento moderado para dar um equilíbrio geral ao cão; espessa na raiz e afinando para a ponta, tão reta quanto possível; portada elegantemente, mas não excessivamente alegre.

 

  • MEMBROS
     

ANTERIORES

Ombros: Bem inclinados, aproximadamente do mesmo comprimento do braço.

 

Antebraços: Pernas dianteiras curtas, poderosas e retas.

 

Patas: Redondas, com almofadas espessas. 

 

POSTERIORES

 

Joelhos: Bem angulados.

 

Metatarsos: Jarretes bem curtos e retos, quando vistos por trás; grande propulsão.

 

Patas: Redondas, com almofadas espessas.

 

  • MOVIMENTAÇÃO: Segura, rasante e com boa propulsão. Move-se corretamente direcionado para frente e reto desde o ombro. Boa angulação dos posteriores, mostrando grande poder de propulsão. Os posteriores seguem a trilha dos anteriores, movendo-se suavemente desde a garupa. Boa flexão dos joelhos e dos jarretes. A linha superior permanece nivelada.

 

  • PELAGEM

 

Pelo: Duro, de arame, reto e assentado ao corpo. É mais longo e áspero no pescoço e nos ombros. Na cabeça e nas orelhas o pelo é curto e liso, com exceção dos ligeiros bigodes e sobrancelhas. “Trimming” excessivo é indesejável.

 

COR: Todos os tons de vermelho, trigo, preto e castanho ou grisalho. Manchas ou marcas brancas são indesejáveis, mas permitidas.

 

TAMANHO:  Altura ideal na cernelha: 25 cm.​​


 

  • FALTAS 

Qualquer desvio em relação a este padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

• Cães atípicos.

bottom of page