top of page

Rhodesian Ridgeback

  • RESUMO HISTÓRICO 


O Rhodesian Ridgeback é a única raça registrada nativa da África do Sul. Seus antepassados podem ser rastreados no Cape Colony da África do Sul, onde eles cruzaram com os cães dos pioneiros e com os cães semidomesticados com crista dos Hottentot. Caçando principalmente em grupos de 2 ou 3, a função original do Rhodesian Ridgeback ou “Cão de Leão” era localizar a caça, especialmente o leão e, com grande agilidade, guardá-lo a distância até a chegada do caçador.
 

País de Origem: África do Sul.

APARÊNCIA GERAL: Deve representar um cão bem balanceado, forte, musculoso, ágil e ativo, de silhueta simétrica, de alta capacidade de resistência e alto potencial de velocidade. A ênfase está na agilidade, elegância e firmeza, sem nenhuma tendência a ser pesado. A peculiaridade da raça é a crista no dorso que é formada pelos pelos que crescem em direção oposta ao restante da pelagem. A crista é uma marca distinta da raça. Ela deve ser claramente definida e simétrica e se afinar gradualmente em direção à garupa. Começa a formar-se imediatamente atrás dos ombros e continua até os quadris. A crista deve ter duas coroas idênticas e opostas entre elas. As bordas da crista não devem estender-se baixas mais do que um terço de seu comprimento. A largura da crista pode chegar a 5 cm.
 

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Revela dignidade, inteligência, é reservado com os estranhos, sem apresentar agressividade ou timidez.
 

  • REGIÃO CRANIANA 
     

Crânio: De bom comprimento (a largura da cabeça entre as orelhas, a distância do occipital ao stop, do stop até o fim da trufa devem ser iguais), achatado e largo entre as orelhas; sem apresentar rugas, quando em repouso.
 

Stop: Razoavelmente bem definido e não em uma linha reta da trufa ao osso do occipital.

  • REGIÃO FACIAL

Trufa: De cor preta ou marrom. Um cão de trufa preta pode ser acompanhado de olhos escuros e os de trufa marrom, por olhos de cor âmbar.
 

Focinho: Longo, profundo e poderoso.

 

Lábios: Bem ajustados aos maxilares.
 

Maxilares e Dentes: Maxilares fortes, com uma perfeita e completa mordedura em tesoura. Os dentes devem ser bem desenvolvidos, especialmente os caninos.
 

Bochechas: Devem ser planas.

 

Olhos: Moderadamente separados, redondos, brilhantes, de expressão inteligente. A cor dos olhos harmoniza-se com a cor da pelagem.


Orelhas: Inseridas altas, de tamanho médio, bem largas na base e diminuindo gradualmente para uma ponta arredondada; portadas próximas à cabeça.

PESCOÇO: De bom comprimento, forte e sem barbelas.
 

  • TRONCO
     

Dorso: Poderoso
 

Lombo: Forte, musculoso e ligeiramente arqueado.
 

Peito: Não muito largo, porém muito profundo e com muita capacidade; deve alcançar os cotovelos. O antepeito deve ser visível quando visto de perfil. As costelas moderadamente arqueadas, nunca arredondadas, em forma de barril.
 

CAUDA: Forte na raiz e diminui gradualmente até a ponta sem ser grosseira. De comprimento moderado. Não deve ser inserida nem muito alta nem muito baixa e deve ser portada com uma ligeira curva para cima, jamais enrolada.
 

  • MEMBROS

 

ANTERIORES: Devem ser perfeitamente retos, fortes e de boa ossatura, com os cotovelos bem ajustados ao corpo. Vistos de perfil, os anteriores devem ser mais largos do que quando vistos de frente.
 

Ombros: Oblíquos, bem delineados e musculosos.

Metacarpos: Fortes, com leve elasticidade.


POSTERIORES: Devem ter músculos modelados e bem definidos.
 

Jarretes: Fortes e bem descidos.

Joelhos: Bem angulados.

 

Patas: Compactas e redondas, com dígitos bem arqueados e flexíveis, almofadas plantares elásticas, protegidas por pelos que nascem entre os dedos e as almofadas.
 

  • MOVIMENTAÇÃO: Em linha reta para a frente, fluente e enérgica.
     

  • PELAGEM

Pelo: O pelo deve ser curto e denso, de aspecto liso e brilhante, sem ser lanoso ou sedoso.
 

  • COR:
     

  1. Do trigo pálido ao vermelho trigo. Uma pequena mancha branca no peito e nos dedos é permitida, mas excesso de pelos brancos nessas áreas, no peito, no ventre ou acima dos carpos ou tarsos é indesejável. Admite-se que o focinho e as orelhas sejam de cor preta. Excesso de pelos pretos na pelagem do resto do corpo é altamente indesejável.
     

TAMANHO: Machos: 63 cm - 69 cm. Fêmeas: 61 cm - 66 cm
                     

  • FALTAS 

Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

  • NOTAS

 

• Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

• Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

bottom of page