top of page

Terrier Alemão de Caça JAGD

APARÊNCIA GERAL: Cão de utilidade para a caça, pequeno, geralmente preto e castanho, compacto, bem proporcionado.
 

Personalidade: Corajoso e seguro.
 

Nível de energia: Muito Ativo. Este cão é ativo e enérgico, e precisa de exercícios diários. 
 

Bom com crianças: Sim.

 

Bom com outros cães: Com supervisão.

 

Grooming: Sazonal.

 

Expectativa de vida: 13-16 anos.

Nível de latido: Late quando necessário.

  • RESUMO HISTÓRICO 

Depois da Primeira Guerra Mundial, um grupo de caçadores ativos se separaram do Clube do Fox Terrier que era numericamente forte. O objetivo deles era criar uma raça, onde a exclusiva finalidade seria o desempenho na caça. Os experientes caçadores e cinólogos, Rudolf Frieb, Walter Zangenberg e Carl Erich Grünewald decidiram selecionar um cão de caça preto e castanho, particularmente, adequado para a caça em tocas. Uma coincidência veio a ajudar seus esforços. O diretor do Jardim Zoológico, Lutz Heck / Hagenberg presenteou Walter Zangenberg com 4 terriers pretos e castanhos descendentes dos Fox Terrier de pura linha. Estes cães foram os fundadores do Terrier Alemão de Caça. Nesta época o Dr. Herbert Lackner se juntou aos fundadores. Após muitos anos de intensivos esforços criando e através de hábeis acasalamentos com o Old English Wirehaired Terrier, assim como o do Welsh Terrier, conseguiram fixar a aparência da raça. Ao mesmo tempo, eles deram muita importância à criação de um cão com diversos talentos, fácil de ser treinado, vigoroso, que latisse durante a caçada, que gostasse de água com um explícito instinto de caça. O Clube Alemão do Terrier de Caça (Deutscher Jagdterrier Club e. V.) foi fundado em 1926. Como sempre, os criadores continuaram avaliando sua raça cuidadosamente pela sua utilidade como cão de caça, sua firmeza de caráter, sua coragem e seu ímpeto

País de Origem: Alemanha.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Corajoso e duro; tem prazer em trabalhar, resistente, cheio de vitalidade e temperamento, seguro, sociável e fácil de ser treinado, sem ser tímido, nem agressivo.
 

CABEÇA: Alongada, ligeiramente em forma de cunha, sem ser pontiaguda, o focinho ligeiramente mais curto do que o crânio, do occipital ao stop.

 

  • REGIÃO CRANIANA

 

Crânio: Plano, largo entre as orelhas, mais estreito entre os olhos.

 

Stop: Ligeiramente marcado.

 

  • REGIÃO FACIAL

 

Trufa: Em harmonia com o focinho, nem muito estreito, nem muito pequeno; sem ser fendida. Preta, mas quando a pelagem dominante é marrom, uma trufa marrom é também permitida.

 

Focinho: Forte, mandíbula distinta, queixo fortemente pronunciado.

 

Bochechas: Bem pronunciadas.

 

Lábios: Aderentes, bem pigmentados.

 

Maxilares e Dentes: Dentes grandes. Maxilares fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura. Deve ter 42 dentes de acordo com a fórmula dentária.

 

Olhos: Escuros, pequenos, ovais, bem colocados, de tal maneira que, dificilmente serão feridos. As pálpebras são aderentes. A expressão é determinada.

 

Orelhas: Inseridas altas, não muito pequenas, em forma de “V”; orelhas semi-eretas, tocando ligeiramente a cabeça.

 

PESCOÇO: Forte, não muito longo, bem colocado e inserido fortemente nos ombros.

 

  • TRONCO

 

Linha superior: Reta.

 

Cernelha: Bem definida.

 

Dorso: Forte, reto, não muito curto.

 

Lombo: Bem musculoso.

 

Garupa: Bem musculosa e plana.

 

Peito: Profundo, costelas bem arqueadas, não muito largo, esterno longo com costelas alcançando bem para trás.

 

Linha inferior: Elegantemente curvada para trás; flancos curtos e firmes, ventre ligeiramente esgalgado.

 

CAUDA: Bem inserida na longa garupa, cortada em aproximadamente em 1/3 do seu comprimento. É portada ligeiramente mais para cima do que abruptamente ereta, mas não deverá nunca estar inclinada sobre o dorso. (Em países onde o corte da cauda é proibido por lei, esta poderá ser deixada em estado natural, dessa forma, deverá ser portada horizontalmente ou ligeiramente em forma de sabre).

 

  • MEMBROS

 

ANTERIORES: Vistos de frente, as pernas são retas e paralelas; vistos de perfil, são bem colocados embaixo do corpo. A distância do solo para os cotovelos é aproximadamente igual a distância dos cotovelos à cernelha.

 

Ombros: A escápula é colocada bem oblíqua e para trás. É longa e fortemente musculosa. Tem uma boa angulação entre a escápula e o braço.

 

Braços: Os mais compridos possíveis, bem musculosos e secos.

 

Cotovelos: Bem aderentes ao corpo, não virando nem para dentro, nem para fora. Boa angulação entre o braço e o antebraço.

 

Antebraços: Secos, retos com forte ossatura.

 

Articulação do metacarpo: Forte.

 

Metacarpos: Ligeiramente angulado para o solo, ossos mais para fortes do que finos.

 

Patas: Frequentemente mais largas do que as posteriores; os dedos bem próximos entre si com almofadas plantares suficientemente grossas, duras, resistentes e bem pigmentadas. São paralelas, tanto parado, quanto em movimento, não virando nem para dentro, nem para fora. 

 

POSTERIORES: Vistos por trás, são retos e paralelos. Boa angulação entre a coxa e a perna e também no jarrete. Ossos fortes.

 

Coxas: Longas, largas e musculosas.

 

Joelhos: Fortes, com boa angulação entre as coxas e as pernas.

 

Pernas: Largas, musculosas e tendinosas.

 

Articulação do jarrete: Forte e colocada baixa.

 

Jarretes: Curtos e verticais.

 

Patas: De ovais para redondas; os dedos colocados próximos entre si, com almofadas plantares suficientemente grossas, duras, resistentes e bem pigmentadas. São paralelas, tanto parado quanto em movimento, não virando nem para dentro nem para fora.

 

  • MOVIMENTAÇÃO: Ampla cobertura do solo, livre, com bom alcance de frente e poderosa propulsão do posterior. Os anteriores e posteriores se mantém, paralelos e retos; nunca saltitante.

 

PELE: Grossa, aderente, sem dobras.

 

  • PELAGEM

 

Pelo: Liso, denso; pelo duro áspero ou pelo liso grosseiro.

 

  • COR: Preto, marrom escuro ou preto acinzentado, com fulvo (amarelo avermelhado). Manchas claramente definidas nas sobrancelhas, focinho, peito, pernas e na base da cauda. Uma máscara clara ou escura é igualmente permitida; pequenas manchas brancas no peito e nos dedos são toleradas.
     

TAMANHO: Altura na cernelha: Machos: de 33 a 40 cm. Fêmeas: de 33 a 40 cm.

 

PESO: (ideal desejado para o trabalho): Machos: 9 a 10 kg. Fêmeas: 7,5 a 8,5 kg.
 

  • FALTAS 

Qualquer desvio em relação a este padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão. 

FALTAS DESQUALIFICANTES

 

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

• Cães atípicos.

bottom of page