top of page

EVENTOS

Qual a real função dos desfiles de morfologia e beleza? 

Nos primórdios da cinofilia o contexto de promover encontros e levar os cães para realizar comparações de conformação, temperamento e aptidões de cada raça sempre foi o foco das reuniões entre os criadores, que buscavam os exemplares mais homogêneos dentro das qualificações necessárias para o trabalho.

 

Por que o trabalho? Imagine uma época que não existia açougue, supermercado ou padaria, agora visualize você precisando sair para a floresta para caçar, sem os cães o dia a dia para a subsistência seria muito mais difícil.

 

Os cães tiveram participação na formação da humanidade, sempre ao lado do homem, seja caçando, arrebanhando gado, protegendo, afugentando ou fazendo companhia. Com a evolução da humanidade o trabalho foi deixando de ser necessário, as cidades tomaram conta das florestas e a caça está na prateleira dos supermercados, restando poucas atividades de trabalho para os cães. 

 

Nos dias de hoje, os cães de companhia são o grande foco, portanto os desfiles e exposições atuais visam a beleza e morfologia, mas precisamos entender que reunir-se em prol da cinofilia também é necessário para preservar as características e aptidões de cada raça. O homem fez adaptações e aproveitou e direcionou os talentos natos dos nossos amigos, exemplo:

A raça que na sua função original é um cão que busca a caça abatida e traz até o caçador, não importando o terreno, em virtude do temperamento extremamente dócil e fiel, pode ser aproveitado como cão guia e grande farejador, são diversas raças com várias qualidades.

As provas de trabalho feitas pelos clubes de raça especializados são extremamente importantes e preservam e testam o grau das aptidões naturais de cada raça.

 

Precisamos criar a consciência que CINÓFILO é: 

CI·NÓ·FI·LO 
(cino- + -filo)

adjetivo e substantivo masculino

Que ou quem tem forte interesse ou entusiasmo por cachorros, Cinófilo é o indivíduo que estima os cães. 

 

Cinofilia:  CINO = cão
                 FILIA = forte inclinação.

Cinofilia significa amizade e dedicação aos cães. 


Cinofilia é uma área de conhecimento e estudo dedicada exclusivamente para o estudo e criação de cães em todos seus aspectos.

Dentro do conceito cinofilia, encontramos diversos ramos especializados, desde o desenvolvimento de raças, até o estudo do comportamento e psicologia canina. Portanto todas os envolvidos de alguma maneira com cães são cinófilos, cada um dentro da sua especialidade e conhecimento.

Os eventos cinófilos trazem de volta a oportunidade de fazer a seleção dos melhores indivíduos para que sejam perpetuadas as características e aptidões de cada raça, devemos procurar sempre preservar além da morfologia a saúde e a longevidade dos cães, e somente fazendo uma seleção criteriosa podemos melhorar a qualidade de vida dos nossos cães, enfim eventos cinófilos, encontros e desfiles servem para melhorar e direcionar a apuração e melhoria dos cães de raça pura. Mas é muito importante atentar para os exames de saúde mínimos necessários para cada raça onde a saúde e longevidade são os fatores mais importantes na criação, competições devem ser feitas para enaltecer as qualidades e aptidões dos cães e não dos homens. 

centralotima.png
bottom of page