top of page
image.img_edited.png

DNA marca própria ALKC

DNA de Origem (Registro Inicial)

Através do mapeamento genético de raças que originam o indivíduo, podemos determinar com exatidão o percentual das raças existentes que contribuíram para formação genética de um determinado cão. Com isso, é possível atrelar o animal a uma raça específica e suas linhagens.

Agora podemos realizar o REGISTRO INICIAL de um exemplar com total garantia de pelo menos 85% de participação genética de uma determinada raça que formou o animal examinado. 

Proporcionando segurança na inclusão de novas linhagens em nosso studbook.

DNA Profile

 

Garantia de procedência com DNA registrado no pedigree, é a única alternativa conhecida atualmente para garantir que o filhote é realmente filho dos pais descritos no documento. O criador que disponibiliza a coleta de material genético do seu plantel e arquiva em laboratório, possibilita a checagem do parentesco com 99.99% de chance de ser verídica a informação do pedigree. É a única maneira de provar com segurança a ascendência do animal e preservar o trabalho do criador com muita tranquilidade.

FAZER O DNA PROFILE NÃO É OBRIGATÓRIO, MAS AGREGA VALOR AO FILHOTE!

O ALKC tem por objetivo:

 

Validar a veracidade de emissão do documento com seu sistema de autenticação e segurança do papel, validar a procedência genética dos animais registrados por exame de DNA de parentesco (paternidade/maternidade) por livre escolha do criador.

Se no campo de comentários do pedigree existir a sigla DNA PROFILE, isto significa que o animal tem sua genética assegurada por exame de DNA.

IDENTIFICAÇÃO GENÉTICA ANIMAL

Testa um conjunto de marcadores microssatélites sugeridos pelo ISAG. 

Estes marcadores microssatélites são regiões do genoma altamente polimórficas, ou seja, apresentam grande variação na população. 

Através do teste de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), estas regiões são amplificadas (copiadas) várias vezes. Estes fragmentos amplificados são analisados em sequenciador automático, determinando o tamanho de cada região amplificada. O conjunto destes dados determina o perfil genético (genótipo) de cada animal. 

O genótipo do animal testado é armazenado em nosso banco de dados, podendo ser consultado a qualquer momento.

 

DETERMINAÇÃO DE PATERNIDADE/MATERNIDADE

O teste de paternidade/maternidade consiste em compararmos os genótipos dos animais em questão. 

Todo animal herda metade da informação genética da mãe biológica e a outra metade do pai biológico. Com isto, podemos verificar se determinado acasalamento poderia resultar naquele produto. 

Se a informação contida no genótipo do produto for compatível com a da mãe (análise de maternidade) e/ou com a do possível pai (análise de paternidade), então pode concluir-se que o animal em questão tem uma probabilidade de 99,999% em ser a mãe e/ou pai biológico, por outro lado se verificar-se que não há compatibilidade genética entre ambos, pode concluir-se que a mãe e/ou possível pai não é a (o) progenitor biológico.

bottom of page